domingo, 23 de fevereiro de 2020

Tripulante de Cruzeiro de Luxo Inglês «Diamond Princess» é o primeiro Português vitima de Coronavirus!



                                                           Adriano Maranhão, Canalizador do Navio, está em Processo
                                                          de Quarentena.

      
     O Jovem Português Adriano Maranhão, de 41 anos de idade, oriundo da Região da Nazaré, é Trabalhador do Navio de Cruzeiro Diamond Princess na parte da Canalização desde meados de 2015 e embora no que diz respeito ao Diagnóstico Positivo de Coronavírus, até ao dia em que foi publicada esta noticia no Site do Jornal Diário Público, ainda não havia dado a conhecer qualquer tipo de Sintoma relativo a esta Doença que como se sabe teve a sua origem no Continente Asiático mais exatamente na Cidade de Wuhan, Hubei, China, ainda não tinha qualquer tipo de sintoma tendo em atenção o que foi publicado ontem durante o decorrer desta Noticia dada a conhecer ás 20h09m pela Jornalista Karla Pequenino tanto a DGS (Direção Geral de Saúde) como o Governo Português ainda não sabiam se realmente o Jovem Adriano Luís Maranhão era Portador da Doença Infeciosa.

       Aquele que se trata do primeiro caso de um Cidadão Luso portador da nova Estirpe do Coronavírus Covid-19, foi ontem, Sábado, 22 de Fevereiro de 2020, dado a conhecer, sendo que como não podia deixar de ser trata-se de uma das Pessoas que faz parte da Tripulação do Navio de Cruzeiro Britânico Diamond Princess, que desde há algumas semanas se encontra ancorado no Japão. Tal noticia foi em  primeiro lugar transmitida publicamente pelo Canal por Cabo Português TVI24, tendo sido mais tarde revelado pela Esposa do Jovem Português.
       O Homem, de 41 anos, pertence á Tripulação do Navio Inglês desde 2015 onde trabalha como Canalizador sendo proveniente da Vila da Nazaré, Região pertencente ao Distrito de Leiria. Adriano Luís Maranhão ficou a par do diagnóstico por volta das 14 horas deste Sábado. Embora já se encontre a bordo da Embarcação desde o passado dia 13 de Dezembro, até agora Adriano não havia sentido os Sintomas da Doença que são Febre Alta, Tosse e Falta de Ar.
        Ao ser contactada pelo Jornal Público, uma fonte da conhecida Instituição Portuguesa Direção Geral de Saúde (DGS) confessou que até ontem ainda não havia sido possível chegar á conclusão final do diagnóstico. A DGS revelou que «tem conhecimento» de que todos os Cidadãos de origem Lusitana têm vindo a ser alvo de Testes Médicos tendo como objetivo ficar a saber se para além do Jovem Português existem mais Casos de Coronavírus envolvendo Cidadãos Lusos que estejam a bordo mas que no entanto até á publicação desta notícia ontem dada a conhecer pela Jornalista do Público, Karla Pequenino ás 19h03m e atualizado quando era 20h09 sendo que ainda não haviam sido recebido os Resultados Finais. Assim feito, devido ao fato de na altura deste Comunicado serem 4 horas no Japão, a confirmação oficial apenas terá sido divulgada este Domingo de manhã.
       Consoante a Declaração da Diretora-Geral da Pasta da Saúde, Graça Freitas, aquando da sua Entrevista á Televisão Pública Portuguesa, RTP:       
       «Vamos aguardar Noticias Oficiais do Japão. Temos de aguardar Confirmação Oficial pela Via da Saúde e pela Via do Ministério dos Negócios Estrangeiros para sabermos se os testes foram positivos, que tipo de testes foram feitos, e para termos também a certeza do estado de Saúde do nosso Concidadão, que aparenta estar bem.»      
       Até á altura em que esta noticia foi transmitida ao Jornal Português Público, o Gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) ainda não havia sido posto ao corrente da situação. Num Comunicado emitido e endereçado á conhecida Agência Noticiosa Lisboeta Lusa a Repartição Portuguesa confessou que «está em contacto com as Autoridades Japonesas» por meio da Embaixada Portuguesa em Tóquio sendo que se encontra a seguir atentamente toda a «evolução dos resultados dos Testes que vão sendo realizados» mas que até á altura em que foi publicada esta noticia ainda não existia qualquer tipo de «informação da parte das Autoridades Japonesas de que haja algum caso confirmado de Infeção com Coronavírus, entre os Tripulantes Portugueses do Navio Diamond Princess». O Organismo Nacional chefiado por Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, fez ainda questão de sublinhar o facto de que este Alto Responsável Português se encontrava a acompanhar «os Tripulantes Portugueses e Respetivas Famílias».      
      Tendo em atenção um Comunicado Oficial emitido no decurso do presente mês de Fevereiro por parte da Direção Geral de Saúde (DGS) encontram-se a bordo do Navio Cruzeiro Diamond Princess oito Cidadãos de Nacionalidade Portuguesa, Cinco Membros da Tripulação e Três Passageiros, sendo que os Testes a que foram submetidos tiveram início no passado dia 20 de Fevereiro, após ter sido dado como finalizado o Processo de Quarentena do Diamond Princess.        
      A atual Ministra da Saúde, Graça Freitas, confirmou que Portugal se encontra disposto a dar todo o Apoio aos Cidadãos Portugueses que se encontram a Bordo do Navio através do seu Consulado na Cidade Japonesa de Tóquio, mas que no entanto é necessário «seguir o Protocolo das Autoridades de Saúde no Japão» tudo isso porque «visto que são quem está no Local e conhecem o Risco e Circunstâncias de cada uma das Pessoas que tenha Resultados Positivos».  
   Desde Segunda-Feira (3 de Fevereiro de 2020) que a Embarcação de Luxo está estacionada no Porto Marítimo de Yokohama (Japão), após os Altos Responsáveis Japoneses terem ordenado que o Navio ficasse sob Quarentena Obrigatória tendo em atenção o Bem-Estar das cerca de 3600 Pessoas que estão no interior do Navio. Esta é uma das Medidas de Prevenção que visam evitar que haja ainda mais Casos de Infeção, sendo que tudo teve origem no fato de inúmeras Pessoas que se encontravam a Bordo do Navio terem tido Diagnóstico Positivo em relação ao novo Coronavírus reconhecido como Covid-19. O Desembaraço Aduaneiro dos Passageiros do Barco em questão teve o seu inicio esta última Quinta-Feira (20 de Fevereiro de 2020), depois de ter chegado ao fim o Período de 14 dias de Isolamento (tempo esse que é tido como sendo o Período de Instalação do Vírus Covid-19). Até ao fecho desta entrevista, já perto de 600 Pessoas haviam saído, não sem que antes tivessem passado pelos exigentes Testes Clínicos. Já no caso de Luís Maranhão, o Jovem já não teve tanta sorte pois o Resultado de deteção do Coronavírus haveria de ser Positivo, o que leva a que o Jovem esteja atualmente em isolamento numa das múltiplas Cabines do Navio.
   Aquando da sua Entrevista ao Canal Português por Cabo TVI24, a Esposa do Português, Emanuelle Maranhão, contou que o Marido «não tem sintomas» mas no entanto «sente o Corpo cansado». Durante a altura em que teve lugar o Período de Quarentena, Luís Maranhão continuou a encontrar-se com a Família, sendo importante acrescentar que continuava a falar e a partilhar todas as Refeições com o resto da Tripulação do Navio.
   Como foi afirmado pela Companheira Emanuelle Maranhão: «Só sei o Caso dele, não sei o caso de mais ninguém». O Jovem Casal tem três Filhos que ainda são Menores de Idade.
    «Neste momento está numa Cabine, há sete ou oito horas, ou mais, sem Apoio, sem Medicação, sem Tratamento, sem nenhum Tipo de Procedimento nem Acompanhamento e sem Comer sequer», lastimou-se Emanuelle Maranhão, acrescentando que tem tentado chegar á Fala quer com o Governo, quer com a Embaixada de Portugal no Japão, o único Organismo Oficial com o qual conseguiu falar quer também com a Empresa proprietária do Navio, mas que no entanto, não havia até á altura conseguido ter mais informações acerca do que se passava na Embarcação.
     Porém, o nosso atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já deu a conhecer que havia falado ao Telefone com a Esposa do Tripulante Português tendo adiantado que como é óbvio «ela estava naturalmente ansiosa e preocupada», sem ter contado no entanto mais detalhes acerca do assunto.
     O Caso de, ao contrário do que se passava com os Passageiros, que tinham Casas de Banho e tomavam as suas Refeições individualmente, por sua vez no que diz respeito á Tripulação do Cruzeiro terem nesta altura tão critica em relação á Saúde Pessoal, que se sujeitar a almoçar e jantar no mesmo espaço, terem de usar os mesmos Pratos e mesmo tendo em conta a grave crise humanitária serem obrigados a partilhar as mesmas Casas de Banho já havia sido alvo das mais diversas críticas. Tudo porque um Grupo de 14 Norte-Americanos já havia viajado no Navio em causa, isolados e avaliados de forma permanente, os quais por seu lado tiveram a sorte de não terem apresentado qualquer tipo de sintomas e que por isso foram apontados como estando «aptos a viajar».        Na passada Quarta-Feira (19 de Fevereiro de 2020), os Responsáveis pela Polícia Japonesa iniciaram a Operação de Desembarque dos Passageiros Saudáveis, após ter chegado ao fim o período de quarentena do Navio, que teve inicio no dia 3 de Fevereiro (Segunda-Feira), Investigação essa que foi dada como finalizada esta Sexta-Feira (21 de Fevereiro).        No que diz respeito aos Sintomas desta Infeção causada por um Vírus de Genoma de RNA Simples Positivo (o qual serve diretamente a Síntese Proteica) tratando-se de uma Espécie de Agente Infecioso que já é conhecido desde os anos 1980. Este Micróbio contêm na sua Composição entre os seus múltiplos Sintomas Tosse Seca, Febre, Fadiga e Dificuldades a Nível da Respiração- Sinais estes iguais a uma simples Gripe na maior parte dos Casos, se bem que existe um pequeno número dos Doentes que pode vir a ter tendência ao desenvolvimento de uma Pneumonia, sendo que os Casos mais graves surgidos nos últimos dois meses podem fazer com que existam falhas que por sua vez podem levar á falência dos Órgãos do Corpo Humano. De recordar que só entre 31 de Dezembro de 2019 e 22 de Fevereiro de 2020 foram assinalados mais de 77´8 Mil Casos de Covid-19 um pouco por todo o Mundo. 

   

 


      

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...