terça-feira, 18 de junho de 2019

Como todos os Cuidados são Poucos!





                                                              Praias do Barlavento Algarvio                                                                                                  Pesca é permitida no entanto mais Vale do que Remediar

    Foi ontem (Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019) levantada a Proibição dos Banhos entre as Praias pertencentes ás Cidades Algarvias de Faro e Vilamoura, situadas na Zona Central dessa Região Portuguesa que fica situada perto do Algarve. Embora até agora (Terça-Feira, 18 de Junho de 2019) a Prática Piscatória não tenha sido dada como Proibida, é no entanto deveras Importante realçar o fato de que caso as Pessoas caiam no erro de comer Peixe proveniente dessa Localidade Portuguesa poderá levar a que estas corram Risco de Vida.
 

    As Zonas Marítimas Algarvias que se encontram situadas entre a Ilha do Farol (Faro) e a Vila Moura (Loulé) estão atualmente fechadas á Prática de Banhos depois de nas suas Águas alguns dos Veraneantes terem dado pela presença de uma Mancha Vermelha, admitiu o Jornal Observador frente á Autoridade Marítima Nacional. Esta Mancha Vermelha está segundo o Jornal em causa a ser provocada por um tipo concreto de algas, que dão pelo nome de Dinoflagelados, os quais fazem parte do Plâncton Marinho e que inclusive podem ser vistas em Água Doce. Realçando o que foi revelado pela Autoridade Marítima Nacional, terá sido o organismo Agência Portuguesa do Ambiente que terá chamado a atenção dos Populares Algarvios e Estrangeiros para o fato de que a mancha «é potencialmente perigosa para a Saúde Pública». Ao que segundo parece, tal situação já teria sido notada no Domingo (16 de Junho de 2019), mas no entanto a Proibição relativa á toma de Banhos só ontem (Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019) foi declarada. Mesmo assim, tendo em conta os elevados riscos para a Saúde Pública, desengane-se quem pensa que a Prática Piscatória foi interdita no local em causa sendo que a prova disso é o fato de que tanto no Domingo como Ontem, os Pescadores Profissionais foram á mesma para o Mar. Ao ter entrado em contato com o Jornal Observador, a Polícia Marítima de Faro revelou que mesmo assim era mais seguro que não se pescasse durante os próximos dias nas áreas prejudicadas pelo Fenómeno e que as Pessoas não comprassem Peixe ou Marisco apanhado nessas zonas.
    O Jovem Tiago Duro fez questão de dar a conhecer na sua Conta Oficial Twitter a Mancha Vermelha que existia na Praia Algarvia da Quarteira. O cenário que pode ser visto no Site Observador ás 18 horas dá a conhecer como se encontrava o Mar daquela Freguesia do Concelho de Loulé nessa altura.
    Quando se dá o aparecimento em elevadas quantidades deste Microrganismo numa importante Área Marítima, o fato destas Algas ai se encontrarem faz com que surja aquilo a que normalmente se costuma dar o nome de «Maré Vermelha». Após ter efetuado um Estudo á qualidade das Praias Algarvias, o Centro de Proteção Mundial de origem Lusa, Agência Portuguesa do Ambiente, chegou á conclusão de que existia nas suas Águas um Organismo Prejudicial Para a Saúde Humana tendo aconselhado os Nadadores-Salvadores a levantarem a Bandeira Vermelha e a proibirem a Natação nessas duas Praias Algarvias.
     Em concordância com Lígia Sousa, Investigadora do Instituto Português Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, os Dinoflagelados tratam-se de «Componentes Essenciais do FitoPlâncton»: «Os Dinoflagelados são um dos Membros mais importantes do Fitoplâncton em Ecossistemas e de Água Doce. São Organismos Planctónicos, geralmente vivem Isoladas mas, em alguns casos, formam Colónias». Tendo em atenção a Opinião da mesma Investigadora, esse Tipo de Algas só possui uma Célula a qual se move tendo em conta a existência de duas «Caudas», conhecidos como Flagelos e os quais são deveras pequenos-sendo que os Maiores nunca vão para lá dos dois Milímetros.
    Assim sendo, os Dinoflagelados podem levar á Produção de diversas Substâncias Tóxicas que podem ser fatais para o Ser Humano. Isto porque se o fato de uma Alga vir a ter um contacto direto com a Cútis do Homem não representa só por si um Problema de Saúde para as Pessoas, já por outro lado o fato de uma Pessoa beber Água Contaminada por este Tipo de Organismo pode levar á existência de quadros graves de Gastroenterite. Este fato pode levar igualmente á existência de Problemas Intestinais caso a Pessoa como Peixe ou Marisco tirado de um Mar que foi afetado por este tipo de Algas não se previna  tempo. Para lá deste fato, se por um acaso as Algas estiverem situadas junto quer a Rochas quer á Costa Marítima Portuguesa, as substâncias tóxicas que foram criadas por elas podem levar a que o Ar fique contaminado bem como a que as Pessoas que sem saberem façam uso dessas Águas tenham dificuldades respiratórias. Já no que toca aos casos mais graves, esses poderão levar a que existam Problemas no Sistema Nervoso da Pessoa em causa.
   No Vídeo publicado na sua Conta Twitter, pelo Especialista Alemão licenciado em Economia Digital que nos últimos dias se encontra de férias no Algarve, Alexander Christoph, é bem visível a Mancha Vermelha que se prolonga por alguns metros a partir da Costa.
   Aquando de declarações prestadas á conhecida Empresa Noticiosa Agência Lusa, José Pacheco, Atual Diretor-Regional da Agência Portuguesa do Ambiente, declarou que «foi detetada no Domingo uma Densidade Significativa de uma Espécie de Alga Vermelha que pode ser perigosa para a Saúde Pública, tendo sido decidido em conjunto com a Autoridade de Saúde, desaconselhar os banhos numa vasta área entre a Ilha do Farol e Vilamoura.»   Numa declaração efetuada através de uma mensagem publicada no Canal Oficial Twitter dos Voluntários Digitais em Situações de Emergências para Portugal (Vost Portugal), a Agência Portuguesa do Ambiente dá a entender que a Mancha «atinge todas as Praias entre a denominada Ilha de Farol e Vilamoura e Praia da Rocha Baixinha, já no Concelho de Albufeira». Este Acidente Climático haveria de ter o seu surgimento «devido á presença em grande densidade de Dinoflagelados («Microalgas») potencialmente prejudiciais para a Saúde Humana.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...