sábado, 29 de fevereiro de 2020

Ilustre Jornalista da TVI, Patricia Matos, lança Livro em que dá a conhecer todos os seus Sentimentos.



                                             Patrícia Matos, Autora da Obra «Sucesso Emocional» revela que:
                                                                     «
Sem Amor Não Somos Nada»

       
       Foi há cerca de doze anos atrás que a Jovem Jornalista Patrícia Matos atualmente com 35 anos de idade começou a sua Carreira Pública quando deu á apresentação do conhecido Bloco Noticioso «Diário de Noticias». Encontrando-se bem ciente da avaliação das suas capacidades enquanto Jornalista Profissional, a sua maior Ambição atual é vir a «apresentar das 8». Por enquanto, decidiu fazer uso da sua Profissão de Jornalista para assim dar inicio talvez quem sabe a mais uma nova Vertente Profissional ao dar como iniciado o seu Percurso enquanto Escritora da Obra Sucesso Emocional escrito em conjunto com Margarida Vieitez, o qual tem como principal intenção levar os Leitores a refletirem sobre os mais diversos momentos das suas Respetivas Vidas.     

     Lurdes de Matos: O livro Sucesso Emocional, que escreveu em coautoria com Margarida Vieitez, tem como principal objetivo a reflexão do leitor. De que forma conseguem isso?
    Patrícia Matos: O livro está dividido em duas partes distintas: a minha narrativa, onde conto a história de cada pessoa, do momento em que nos encontrámos, de onde estávamos, do processo até ali. Um jornalista tem os sentidos todos bem despertos e nada pode ser deixado ao acaso. Depois, tento acrescentar mais dados, detalhes, coisas novas. Algumas destas pessoas estão há muito tempo na nossa vida pública; outras aparecem na televisão todos os dias. Há sempre qualquer coisa que ainda não se sabe. Depois, a Margarida Vieitez escolheu as frases mais fortes, com mais significado e explicou-as: o que significam, em que momento da vida aconteceram, que impacto tiveram na vida destas pessoas… Com esse exemplo, desafia o leitor a fazer isso na sua vida, a utilizar esses exercícios como uma motivação com vista à aprendizagem e à mudança da utilização da sua inteligência emocional. A arriscar!

    Lurdes de Matos: Dão conselhos e propõem exercícios práticos para os leitores descobrirem as emoções, de forma a conseguirem alcançar o sucesso pessoal e profissional. É um livro de ajuda ou de autoajuda?
    Patrícia Matos:
É um livro de ajuda, não de autoajuda. O que o livro potencia é a reflexão e a capacidade de se conhecer.

     Lurdes de Matos: Para si, que está todos os dias em frente a uma câmara, é fácil gerir as emoções?
     Patrícia Matos:
É um trabalho diário. Todos os dias há situações complicadas que me desafiam, que me põem à prova: uma notícia, uma situação, um convidado. Há uns anos, houve uma troca de convidados e só percebemos em direto. Penso que toda a gente se lembra deste episódio, batemos recordes de visualizações no Youtube! Eu tive de assumir o erro, inventar uma forma de sair bem da situação e passar para o assunto sobre o qual aquele convidado tido ido falar, de facto. Agora, tantos anos depois, consigo perceber o hilariante da situação e rir, mas, na altura, foi bastante embaraçoso. Mas é mesmo assim e quem está em direto tem de contar com estes imprevistos.

      Lurdes de Matos: Que género de exercício faz diariamente para gerir e controlar as emoções?
      Patrícia Matos:
Há vários truques. Faço muitos exercícios de respiração. Para mim, é o essencial. Sei que é o que me mais me ajuda a manter a calma e a superar todos os desafios. Se respirarmos bem, até a nossa voz é diferente. É também o que me ajuda a adormecer, consigo dormir em dez segundos. Depois, pratico muito desporto. Já não concebo a minha vida sem exercício físico. Preciso dele para me sentir focada em algo completamente diferente do meu trabalho, que é exigente. Depois de uma aula de boxe, estou nova, porque me abstrai de tudo e concentrei-me apenas em mim.

       Lurdes de Matos: Isso já se tornou uma rotina?
       Patrícia Matos:
A minha formação em rádio ensinou-me isso muito cedo. É do que mais ensino aos meus alunos. Tudo mexe com as nossas emoções, mas cada um tem os seus métodos para as gerir. Sem respirar, morremos: sem sentir também. Depois, é na zona abdominal que se concentram os pontos mais sensíveis para as mulheres (o segundo cérebro),  estômago (e as borboletas na barriga, positivas ou negativas)… e onde são armazenados os bebés, no ventre da mãe. Se conseguirmos respirar bem, garanto que faz a diferença.

         Lurdes de Matos: Como foi entrevistar - e depois selecionar- depoimentos de 24 personalidades?
        Patrícia Matos:
Foi muito gratificante. No fundo, é o que eu faço, entrevisto pessoas. Tivemos imensa sorte porque foram todos de uma disponibilidade imensa e de uma grande generosidade, ao partilharem connosco algo tão pessoal e profundo como as suas emoções. Gravámos todas as entrevistas e, depois, eu e a Margarida trabalhámos em separado. Percebi que era importante para mim e ela o mesmo. Não nos influenciámos e é por isso que as duas abordagens são diferentes. Só
 vimos o trabalho final na hora de o entregar á editora.

         Lurdes de Matos: Qual ou quais as que mais a marcaram?
         Patrícia Matos:
Todos me marcaram. Há histórias absolutamente maravilhosas. As pessoas que veem estas personalidades nem imaginam o que está por detrás do sucesso que foram conseguindo na vida. Verdadeiras inspirações, pessoas que cairam sete vezes, mas levantaram-se oito. Não consigo destacar um apenas, mas posso dizer que, com muitos, emocionei-me em vários momentos.

          Lurdes de Matos: A escolha das personalidades teve em conta a respetiva popularidade, a forma como são apreciadas pelo público?
          Patrícia Matos:
Escolhemos pessoas que nos inspiram e que acreditamos que também inspirem muitas outras.

           Lurdes de Matos: Perante conselhos e desabafos de figuras públicas, o que é ser emocionalmente inteligente?
           Patrícia Matos:
Estas pessoas têm em comum a capacidade de acreditar, de perceber que eram dotadas de todas as ferramentas para conseguir chegar a qualquer lado, atingir os seus sonhos. A resiliência incrível é comum a todos. Alguns, professam a sua fé, conversam com Deus. Mas todos se distinguem porque agiram, fizeram, tentaram executar a sua vontade e correram atrás dos seus sonhos. Algumas falharam, o que foi bom! Que aprendizagem, que capacidade de guardar o ensinamento e seguir em frente para fazer melhor! Mas também a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, de perceber o que ele sente e de que forma o pode ajudar.

           Lurdes de Matos: É uma forma de se conseguir sucesso?
           Patrícia Matos:
Claro. Se ficarmos só pela intenção, nunca conseguiremos perceber se o sucesso está ao nosso alcance. Está em nós a vontade, mas também tem de partir de nós a ação.

           Lurdes de Matos: Sente-se sempre emocionalmente inteligente?
           Patrícia Matos:
Ninguém é emocionalmente capaz, tal como ninguém está sempre concentrado ou tem sempre a resposta certa. Mas o caminho que fiz até hoje fez-me perceber que não posso mudar o Mundo. É o meu superpoder! Já não me esqueço dele. Depois, evito coisas negativas e aquilo que me querem impor: insultos, sentimentos de culpa e «pesos».

          Lurdes de Matos: Se não, como faz para voltar a encontrar esse caminho?
          Patrícia Matos:
Quando tenho mais dúvidas sobre alguma atitude, paro e respiro. Dou-me tempo, permito-me pensar. Eu sou muito segura de mim, sei de onde venho, quais os meus valores, a minha base é muito sólida. Quando isso acontece, só preciso voltar à base de dados do meu caráter e fica logo tudo bem.

           Lurdes de Matos: Tem um blogue, Deve Ser de Mim. Como está a correr a experiência? Já vai a caminho de três anos. Preocupa-a o número de visualizações e de seguidores ou simplesmente tenta ser a Patrícia?
           Patrícia Matos:
Eu sou autêntica em tudo o que faço. Das características que mais valorizo é a humanização. Parece que hoje toda a gente tem medo de se mostrar como pessoa, o que é perigoso. Sim, vai a caminho dos três anos e agora ficou um bocadinho em standby porque não dá para fazer tudo, mas escrevo sempre e partilho coisas que vejo, sinto, presencio. Sou uma sortuda, a vida tem sido muito generosa.

          Lurdes de Matos: Temos de dar tudo, profissional e pessoalmente? É fácil gerir, na medida certa, esses conteúdos?
          Patrícia Matos:
Há uma linha que não se ultrapassa, que é da nossa privacidade. Não partilho nada sobre o qual tenha dúvidas. Tenho uma intuição fortíssima. Até pode ser banal, mas se sinto que não devo partilhar, não partilho. Estou todos os dias na televisão, as pessoas conhecem-me, a mim e ao meu trabalho. E sei que há muita vontade de ver o outro lado, o que é normal. A figura pública sou eu, a família e os amigos não são para aqui chamados! Há momentos que serão para sempre meus. O bom não se partilha, vive-se!

            Lurdes de Matos: Depois de um mestrado em Ciência Politica, está a fazer um doutoramento. Como gere o seu tempo? Ainda para mais, estando diariamente na televisão…
           Patrícia Matos:
Sou muito focada e defino muito bem as minhas prioridades. Estou absolutamente empenhada no doutoramento em Ciência Política e nas aulas que dou na faculdade, na mesma área. São momentos que me fazem crescer, avançar, refletir. Estou sempre sedenta de conhecimento. Falo muito, mas o que mais gosto é de ouvir, aprender, pensar. Não tem preço e perco a noção do tempo quando isso acontece. Entrego-me de verdade. O Presidente da República já disse que acredita que a missão da sua vida é ser professor. Eu também acho.

             Lurdes de Matos: Tem tempo para si, para os amigos? Ou por vezes eles reclamam?
             Patrícia Matos:
Reclamam muitas vezes. Desapareço com frequência porque preciso de trabalhar e descansar. Mas tentamos e conseguimos sempre, mais semana, menos semana. Estou sempre, mas sempre á distância de um telefonema. Há umas dez pessoas absolutamente indispensáveis na minha vida. Essas, atendo sempre, falo sempre, respondo sempre ás mensagens. As outras… não. Permito-me não responder. Não sou perfeita, nem quero ser, por isso não estarei sempre disponível para todos nem em todos os lugares.

           Lurdes de Matos: Da sua vida pessoal, de amor, pouco se sabe. Tem o coração ocupado?
           Patrícia Matos:
Pouco se sabe e pouco vai continuar a saber-se!

           Lurdes de Matos: O amor é essencial para se viver?
           Patrícia Matos:
Claro que sim! Tudo na vida tem que ver com pessoas e amor. Sem amor não somos nada. O amor pode manifestar-se das mais variadas formas. Às vezes, o amor até está num simples sorriso que se nos atravessa no caminho. E somos pessoas que precisam de pessoas, que sentem, que vivem, que se emocionam e que lutam.

            Lurdes de Matos: Amor ou paixão, qual destes sentimentos mexe mais consigo, mais a encanta?
            Patrícia Matos:
O amor, em todo o seu alcance, é absolutamente inesquecível! Podemos não ter nada, mas se tivermos amor, temos tudo. «Amar alguém dá-nos força, sermos amados dá-nos coragem.» É a mais pura das verdades.

            Lurdes de Matos: Não é de Lisboa, regressa às origens com regularidade?
            Patrícia Matos:
Sou ribatejana, de Santa Margarida, mas passei a minha adolescência no Tramagal, concelho de Abrantes. Vou com a máxima frequência que posso, mas os meus pais também dividem as viagens e visitam-me muitas vezes. Mas tento ir, até porque é lá que está muita família e eles fazem parte de mim.

            Lurdes de Matos: Como se sente ao voltar às origens?
            Patrícia Matos:
Sinto-me em casa. É lá que descanso muito, que volto ao meu quarto de adolescente, à casa onde cresci. Muitas das pessoas que fazem parte da minha história estão ali.

             Lurdes de Matos: E ser mãe? Sente essa necessidade?
             Patrícia Matos:
Tenho essa vontade e serei quando a vida achar que é o momento certo. Se achar…

             Lurdes de Matos: Projetos para um futuro próximo?
             Patrícia Matos:
Viver. Ter mais saúde e aproveitar as coisas boas e as pessoas que a vida me dá.

             Lurdes de Matos: São 13 anos na TVI. Que balanço faz?            Patrícia Matos: Sinto uma profunda gratidão e alegria. Foi na TVI que cresci enquanto Pessoa e Profissional. Tudo o que sei de televisão aprendi ali. A TVI deu-me oportunidade para fazer muita coisa e deixou-me crescer. Já passei por todos os horários, já fiz todos os jornais. Conheci muita gente, testemunhei momentos memoráveis... O balanço é, naturalmente, positivo e com vontade para continuar.

            Lurdes de Matos: Assiste-se a muitas movimentações em televisão. Vê-se a mudar ou sente-se realizada?
            Patrícia Matos:
Estamos todos no mercado. Todos os dias temos notícias de mudanças na televisão e ainda bem. É sinal de vida. Para já, o meu foco é o Diário da Manhã. Mas claro que ambiciono apresentar o Jornal das 8. Sei que tenho qualidade, já o fiz e quero fazê-lo mais vezes.
           
              1. A Entrevista que foi efetuada por Lurdes de Matos (lurdes.matos@impala.pt) e registada pelo Fotógrafo José Manuel Marques teve lugar na Unidade Hoteleira Marriot Hotel, situado em Lisboa. A Obra Literária Sucesso Emocional, que foi escrita por si em colaboração com a Escritora Margarida Vieitez, contém histórias de Vida de cerca de 24 Famosos que dão a conhecer a forma como estes conseguem lidar com as suas diversas emoções.
             2. Na altura em que a Jornalista Lurdes de Matos da Revista Social Nova Gente a questionou acerca do fato de o Boxe se ter ou não tornado numa Atividade Física que costuma praticar todos os dias, Patrícia Matos revelou: «Tudo mexe com as nossas emoções, mas cada um tem os seus métodos para as gerir».
             3. Quando Lurdes de Matos a interrogou acerca do  fato de se sentir sempre equilibrada a Nível Emocional, Patrícia Matos respondeu dizendo: «
Ninguém é sempre emocionalmente capaz nem tem sempre a resposta certa».
             4. Em relação á seguinte pergunta efetuada por Lurdes de Matos:
«Temos de dar tudo, profissional e pessoalmente? É fácil gerir, na medida certa, esses conteúdos», a Jovem  Jornalista da Patrícia Matos confessou que: «Há uma linha que não se ultrapassa, que é da nossa privacidade. Não partilho nada sobre o qual tenha dúvidas».
             5. Desde meados de 2008 que Patrícia Matos tem vindo a ter sob a sua Responsabilidade o Programa de Informação
Diário da Manhã, na Cadeia de Televisão Privada TVI sendo que se encontra atualmente entre as Jornalistas mais Conceituadas deste Canal.
             6. Quando a Repórter Lurdes de Matos lhe perguntou qual dos dois Sentimentos ela mais gosta, se do Amor ou da Paixão, Patrícia Matos disse: «
Amar alguém dá-nos força, sermos amados dá-nos coragem. É a mais pura das verdades».


           

     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...