domingo, 1 de março de 2020

Carnaval: Como surgiu uma das mais alegres fases do Ano?



                                                         Conhecendo a História do Carnaval.

      O
Carnaval trata-se de um Festival pertencente ao Cristianismo Ocidental que tem lugar antes da Estação Litúrgica da Quaresma. Os mais importantes acontecimentos costumam acontecer nos Meses de Fevereiro-Primeiros Dias de Março ou seja mais exatamente durante o Período Tempo da Septuagésima que é celebrado precisamente 40 dias antes da Páscoa. O Carnaval é festejado pelas Ruas e Vilas Mundiais numa Festa Pública conhecida também como Desfile Alegórico contando com a presença de Pessoas bem como de Viaturas Circenses, Máscaras e ainda uma Festa de Rua que costuma ser aberta a todo o Público. Durante esta fase festiva do Ano, as Pessoas aproveitam para usar Trajes bem diferentes daqueles que costumam vestir no seu Dia-a-Dia o que lhes dá a possibilidade de deixarem um pouco de lado a sua Individualidade Pessoal dando-lhes a oportunidade de poderem conviver com outras Pessoas muitas delas amigas de longa data que raramente podem ver devido ao fato de estarem a trabalhar ou a estudar.
     
   
      O Carnaval é uma espécie de Festival bastante conhecido em todo o Mundo o qual teve a sua origem ainda na Antiguidade ou Idade Antiga, Período Histórico da Humanidade que teve o seu inicio no final do Período Neolítico, aproximadamente por volta do ano 4.000 a.C e a altura em que se deu a Queda do Império Romano do Ocidente no ano 476 d.C. sendo que esta é uma Festa que tem como intenção comemorar a existência dos Deuses Pagãos e da Natureza, comemoração esta que foi aceite pela Igreja Católica Apostólica Romana e que foi registada no Calendário Cristão passados alguns Séculos depois, mais exatamente no ano 590 a.C., sendo que a partir dai passou a fazer parte do Calendário Gregoriano, sendo que ainda agora passados mais de mil anos após a sua Aprovação Legal é celebrado um pouco por todo o Mundo.
      Esta Efeméride Anual contém Sinais que são diferentes consoante o País onde é celebrado.
      No que diz respeito ao Carnaval festejado em Território Brasileiro, este começou a sofrer modificações com a Interferência de uma Festa de Rua, originária de Portugal, a qual dá pelo nome de Entrudo e na qual é costume jogar Farinha, Ovo e Tinta sobre as Pessoas. Contudo, tal Celebração também tem no seu Interior diversas mudanças que por sua vez foram causadas tanto pelo Folclore Indigena como pela Cultura Africana, levada para o Brasil pelos Escravos Africanos. Todos estes Sinais Culturais levaram portanto á Existência de um Carnaval diferente em cada parte do nosso País Irmão, Brasil. Assim se por um lado a Cidade do Rio de Janeiro é conhecida a Nível Cultural nesta altura do ano pelos elegantes Desfiles de Escolas de Samba, na Bahia, Estado Brasileiro pertencente á Região Nordeste do Pais Latino-Americano, por sua vez são os Trios Elétricos que chamam a atenção dos diversos milhões de Pessoas que assistem todos os anos ao seu Espetáculo Carnavalesco sendo que existem outros tantos Estados Brasileiros, como é o caso de Pernambuco e Minas Gerais, Regiões onde por seu lado, o Carnaval de Rua é o mais reconhecido.
     Até aos nossos dias permanecem bem vivas outras tantas Formas bem Populares de se viver o Carnaval que como bem sabemos é a última Festa que tem lugar antes da Quaresma, que é como se sabe o Período de Quarenta dias que separam o Carnaval da 1.a Festa Religiosa mais importante do Ano, Páscoa. No decurso do Século XIII, os Nobres de Origem Francesa deram inicio á promoção de importantes Festas onde havia a necessidade de se usarem Máscaras e Roupas requintadas- Bailes- sendo que talvez tenha sido exatamente nessa altura que tiveram inicio aquelas que seriam as Primeiras Festas de Fantasia. Celebrações estas que ficaram imediatamente reconhecidas entre as Importantes Classes da Alta-Sociedade Europeia da altura acabando por se propagarem a todo o Mundo, o que fez com que sejam ainda bastante conhecidas nos dias de hoje.

                                                              Onde surgiu o Carnaval pela primeira vez? 
   
      Não se sabe ao certo quem é que criou o Carnaval, no entanto pensa-se que tenham sido os Gregos os Responsáveis pela Inauguração deste Evento Anual, o que terá acontecido por volta do ano 520 a.C. Esta tratava-se de uma Festa em que o Vinho tinha um papel importante sendo que as Pessoas de então tinham por hábito juntarem-se em honra do Deus Dionísio, Divindade de Origem Grega dedicada ao Vinho, Loucura e Fertilidade com a única pretensão de se divertirem e comemorar a chegada da Primavera. Este Género de Animação Cultural tornar-se-á reconhecida na Capital Italiana, Roma, durante aqueles que foram os Primeiros Séculos do Cristianismo.  
      A Designação Carnaval tem a sua origem em «Carnevale» sendo que o significado desta Palavra se encontra relacionada com o caso desta Festa Pagã ter a sua ocorrência nos três dias que precedem a Quaresma, o qual se trata de um extenso Período de Quarenta Dias em que as Pessoas se privavam de comer certos alimentos e assim sendo era como se resumindo se tratasse de uma Espécie de Despedida aos Pecados da Carne. Tal Designação teve origem após este Tipo de Festa ter sido aceite pela Igreja Católica passando este Organismo Eclesiástico a aceitar esta Festa que até então havia sido designada como sendo uma Comemoração em que para os Padres da altura era visto como sendo uma espécie de Pecado. Resumindo: Esta Festa tinha como principal Fim levar a que as Pessoas conseguissem durante esses três dias celebrar tudo o que durante o período da Quaresma lhes era negado.
      Mais tarde, quando em 1545, é efetuado o Concílio de Trento, o qual teve lugar entre os anos de 1546-1563, tendo sido orientado pelo Papa Paulo III, o qual haveria de ir sendo substituído por outros tantos Papas como é o caso de Júlio III (Roma, 10 de Setembro de 1487- Roma, 23 de Março de 1555), Pontificado: 7 de Fevereiro de 1550- 23 de Março de 1555, Papa Paulo IV (Giovanni Pietro Carafa), Líder da Igreja Católica entre o dia 23 de Maio de 1555-18 de Agosto de 1559, Pio V (Antonio Ghislieri (Bosco, 17 de Janeiro de 1504- Roma, Itália, 1 de Maio de 1572), Papa entre o dia 7 de Janeiro de 1566- 1 de Maio de 1572), Gregório XIII (Bolonha, 7 de Janeiro de 1502- Roma, 10 de Abril de 1585), que por sua vez foi Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana no período de 13 de Maio de 1572- 10 de Abril de 1585 e por último Sisto V (Felice Peretti (Grottamare, 13 de Dezembro de 1521- Roma, 27 de Agosto de 1580) sendo que este último Sacerdote foi o Sumo Pontífice de Roma entre o período de 24 de Abril de 1585- 27 de Agosto de 1590, estes Cinco Sacerdotes tomariam a decisão de mudar o Calendário que até á altura havia sido Juliano, em homenagem ao Imperador Romano Júlio César para Gregoriano em homenagem ao Papa Gregório I por causa do Sumo-Sacerdote ter entre outras coisas sido o Responsável pelo envio daqueles que foram os primeiros Missionários responsáveis pela conversão do Povo Anglo-Saxónico ao Cristianismo sendo que foi a partir dai que o Carnaval começou a ser considerado uma Data Oficial para os Seguidores do Cristianismo. É assim que o Carnaval passa a ser aceite como sendo uma Festa celebrada nas Ruas que mais Transformações Culturais teve até aos dias de hoje.

                                                               
                                            Como se efetua o Cálculo do Dia de Carnaval?  

      Essa Estimativa Temporal que existe entre a altura em que tem lugar o Carnaval e a Páscoa foi determinada para que dessa forma não existissem igualdades para com o Dia da Páscoa Católica sendo que era necessário que a Páscoa Cristã não tivesse lugar no mesmo Dia da Páscoa Judaíca devido ao fato de que para os Judeus a Páscoa trata-se de um Período Litúrgico com Significado diferente daquele que a Igreja Católica Apostólica Romana vive e assim no já longínquo ano de 325 a.D., o Concílio de Niceia seria convocado pelo então Imperador de Roma, Constantino, sendo que este Monarca haveria de acabar por decidir em  unanimidade com os Sacerdotes convocados para a Reunião que a Páscoa passaria a ser celebrada por todos os Seguidores da Igreja Católica no mesmo dia ou seja no Domingo seguinte á lua cheia do equinócio da Primavera, 21 de Março, no que toca ao Hemísfério Norte  e assim sendo se  no caso dos Cristãos, esta Efeméride irá ter lugar no dia 12 de Abril já no caso dos Judeus este Período Festivo irá decorrer desde 8 de Abril (Quarta-Feira) até 16 do mesmo mês (Quinta-Feira). Posto isto, é então importante ter atenção em que dia calha a Primeira Lua-Cheia, visto que a Páscoa é celebrada precisamente no Domingo seguinte a essa Lua. Isto é, ao fim e ao cabo o que todos nós sabemos perfeitamente é que a Terça-Feira de Carnaval é o dia que antecede a Comemoração da Páscoa em 47 dias. No Brasil, esta Data é celebrada durante o Outono, começando a sua Contagem a partir do dia 21 de Março, altura em que se dá o Equinócio no Hemisfério Sul.

                                                        

                       As mais diversas Festas de Carnaval pelo Mundo   

Como já se sabe, o Carnaval trata-se de uma Efeméride Festiva que se encontra baseada na Cultura Ocidental sendo que é por essa razão celebrado um pouco por todo o Mundo, no entanto em algumas das mais importantes Cidades Turísticas do Planeta esta Festividade tem maior destaque e bastante Projeção a Nível Mundial. São estas: Rio de Janeiro, Nova Orleans, Veneza bem como Paris.

                                                                 Carnaval no Rio de Janeiro
   
   
   Naquela que é tida como sendo a Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, é celebrado um dos mais conhecidos Festivais de Carnaval do Brasil, sendo enorme o Apelo efetuado pelos Cidadãos nos Desfiles de Samba de Várias Zonas da Cidade, em especial dos Bairros, que todos os anos costumam ir a Concurso em Desfiles Majestosos, sendo que as Atrizes da Globo bem como os Animadores do Carnaval dançam ao som dos mais diversos Sambas Enredos. Tal Evento costuma acontecer na maior parte das vezes no conhecido Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucai, o qual foi construído pelo reconhecido Arquiteto Brasileiro Oscar Niemeyer, tendo sido aberto ao Público na década de 80. Durante estes Desfiles, cada Escola de Samba dá a conhecer um Tema sendo que cada Ala efetua o seu próprio Desfile tendo em conta esse Tema Específico.

                                                             Como é o Carnaval na Cidade de Nova Orleans (Luisiana)      
   No que diz por sua vez respeito ao Carnaval da Cidade Norte-Americana de Nova Orleans, Região pertencente ao Estado Norte-Americano Louisiana, Região pertencente ao Sudeste dos Estados Unidos da América, mais concretamente á Zona do Golfo do México, o Carnaval é reconhecido como Mardi Gras devido ao facto de terem sido os Franceses os Primeiros Habitantes da Região durante o Século XVII tendo então transferido para essa zona a Tradição Carnavalesca. Nos nossos dias, o Carnaval é visto como sendo uma Festa de Rua que tem lugar no Feriado de Terça-Feira Gorda.
       As habituais Bandas que costumam desfilar pelas Ruas desta Cidade Norte-Americana têm por hábito desfilar nas Ruas de Nova Orleans na companhia de Pessoas que fazem questão de se mascarar utilizando Colares de Conta e Máscaras, que são vistas como sendo as Marcas mais importantes do Carnaval da Cidade de Nova Orleans.

                                                               Carnaval Veneziano
   
   
       De todos os Carnavais mencionados no Artigo História do Carnaval, o que todos os anos tem lugar na Cidade Italiana de Veneza é o mais conhecido a Nível Mundial sendo que a sua Origem teve inicio no Fim da Idade Média, Época em que esta Cidade Europeia conheceu um importante desenvolvimento devido ao fato de se ter transformado num Centro Comercial que efetuava a ligação entre o Oriente e o Restante Continente Europeu. Diversas foram as Culturas que efetuaram á época um importante Desempenho nos Festejos desta Região pertencente á Zona Norte de Itália. Contudo, foi somente a partir do Século XVII, que as Pessoas que faziam parte da Nobreza Veneziana, fazendo questão de usarem os seus Vestidos e Adereços mais Luxuosos usavam Máscaras Venezianas e Chapéus para puderem juntar-se ao Povo Italiano oriundo da Cidade nas Ruas e fazerem parte dos Bailes de Carnaval. As Máscaras Nobres ainda hoje em dia são bem conhecidas em  todo o Mundo sendo que nunca deixaram de ser utilizadas na habitual Festa Veneziana, que tem o seu Inicio dez dias antes da conhecida Quarta-Feira de Cinzas. Os Habitantes da Cidade assim como os Visitantes costumam divertir-se na conhecida Praça de São Marcos, a mais conhecida Zona de Itália, onde se costumam juntar Pessoas oriundas dos mais diversos Países.

                                                            Carnaval Parisiense  

       Na Capital Francesa, Paris, o Carnaval já não tem o mesmo significado que Máscara Carnaval possuía anteriormente, mesmo assim, foi nessa Cidade Europeia que tiveram inicio aqueles que foram os Primeiros Bailes á Fantasia desta Cidade. Esta Efeméride era a mais importante ao contrário do que se passava em outros tantos Recantos Mundiais. Durante o Século XIX, a Burguesia Ascendente ou seja aquela que ia na altura conhecendo um Desenvolvimento Importante começava a ver que este Acontecimento Anual era uma boa oportunidade de efetuar negócios e a partir dai começaram a demonstrar o seu interesse em serem os Principais Patrocinadores desses Bailes. Posto assim desta maneira, verifica-se que o Carnaval Parisiense ao contrário dos outros, tem uma Vertente que é mais Cívica do que propriamente Popular, pois nos nossos dias as Comemorações são efetuadas para os mais diversos Grupos e Instituições e, assim feito, os Parisienses não têm por hábito sair á Rua para festejar o Carnaval.      No que se refere ao Local onde surgiu o Carnaval, essa Tradição é exatamente proveniente de França tendo a Colaboração dos próprios Nobres; isto porque esta altura do Ano Civil tratava-se de uma Época em que a Nobreza Parisiense festejava a Data sem precisar de sair á Rua. Durante o Período Renacentista Europeu (1300-1600), deu-se o aparecimento de uma Espécie de Teatro de seu Nome Commedia Dell,Arte, Género este que era bastante reconhecido e que tinha Personagens que eram típicas do Carnaval que tiveram um importante desempenho nas Fantasias de Carnaval desde essa altura, sendo ainda nos nossos dias bastante usadas como é o caso da Colombina e do Pierrô. A utilização das mais diversas Máscaras e Roupagens para dar a conhecer esses Personagens tão Sui Generis introduziu-se na Cultura Europeia tendo sido mais tarde levada para o Brasil durante o Século XIX. Nos Carnavais dos dias de hoje, essas Máscaras ainda fazem bastante sucesso.

                                                                 Carnaval Brasileiro

     
O Carnaval continua a ser nos nossos dias uma data que é festejada em todo o Mundo. Existem Nações onde o Tradicional Evento tem vindo a resistir sendo que por outro lado, também existem Países onde se nota um ligeiro Enfraquecimento sendo que no entanto, continua a ser celebrado.              Em diversas Regiões Mundiais, o Carnaval dá a conhecer as Características da sua Proveniência, tratando-se de uma Festa em que as Pessoas por poucos minutos põem de lado a sua Vida Real e satisfazem-se com os Acontecimentos ocorridos durante esse dia de Festa, sendo um Evento que dá a conhecer em especial a Cultura do Povo em causa, seja ele Brasileiro, Português, etc., as suas Crenças e Músicas.
     Em cada lugar onde este Evento ocorre, existe um Ritmo e Estilo Próprio de se festejar o Acontecimento. Na Região de Pernambuco, é possível constatar que a Maneira mais usada de se celebrar é as Pessoas saírem para as ruas mascaradas, ao som do Frevo, Dança oriunda desta Zona Brasileira que teve o seu surgimento nos finais do Século XIX. Tendo como principais Inspirações as Músicas tocadas pelas Bandas Militares Brasileiras e pelos Maxixes oriundos do Continente Europeu, possui um Ritmo de Origem Acelerado e Fascinante que chama a atenção do Ouvinte que começa a dançar. O Frevo é igualmente uma Espécie de Dança. Ritmo esse que possuindo no seu Conteúdo uma Sombrinha Colorida, esta é utilizada pelos seus Dançarinos nas suas Acrobacias e Passos que remetem para as Danças Folclóricas de Origem Indígena.
    Já no caso da Bahia, Estado pertencente ao Nordeste Brasileiro onde existem Paisagens cujas suas Terras pertencem tanto a um Regime Tropical como também existem Regiões que por seu lado são de origem Agreste, muitas Pessoas quer provenientes da Zona em si quer de outras Cidades Brasileiras e até mesmo do Estrangeiro costumam participar nos conhecidos Trios Elétricos onde atuam as mais importantes Estrelas do Meio Musical Brasileiro como é o caso de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Cláudia Leite e Netinho, só para citar alguns nomes de Intérpretes dedicados a este Género Musical, o Axé Music trata-se de um Estilo Musical que teve a sua Origem com a Mistura dos outros 4 Estilos Musicais: Frevo, Pop Rock, Maracatu e Reggae. No que diz respeito ao Axé Music, trata-se de um Estilo Musical que teve a sua origem durante o decurso da Década de 80 sendo que desde ai que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Para dizer a verdade, existe uma autêntica Indústria por detrás do Período Carnavalesco. Por isso, não é de admirar que existam inúmeros Setores que se servem dessa Época do Ano para terem uma Taxa mais elevada no que diz respeito ao Ramo Económico desta Cidade durante esta Época pois os Hoteleiros da Cidade Brasileira de Salvador aproveitam esta altura festiva do ano para aumentar o Preço dos seus Quartos tendo em vista conseguirem ganhar mais dinheiro efetuando a compra e venda de Abadás, Camisas e Calças que costumam ser bastante vendidas quer no Carnaval quer em Produções Teatrais tendo como objetivo principal a promoção destes Eventos bem como a Venda de Cervejas e Bebidas.
    Naquela que é apelidada de Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, tanto o Samba como os Desfiles de Carnaval, que costumam ser transmitidos todos os anos, são bastante reconhecidos. O Samba trata-se de um Estilo Musical proveniente da Mistura existente entre as Músicas Africanas e Portuguesas. Embora nos primeiros tempos fosse efetuada somente nas Favelas, onde vive até aos nossos dias a População mais necessitada que á altura era descendente de Escravos e costumava usar como tema das suas Marchas Carnavalescas tanto o Quotidiano existente nesses lugares como as Relações Amorosas, entre tantos outros Temas.
     Ainda nos dias de hoje, o Samba é bastante reconhecido a Nível Mundial principalmente após o enorme Sucesso do Tema É o Tchan! de Iran Costa tendo levado á criação das Típicas Marchas de Carnaval, as quais gozam de muita Popularidade. Enquanto é vivido o Período de Carnaval, a Cidade Maravilhosa, costuma receber ainda mais Turistas do que é costume acontecer no Dia-a-Dia sendo que os Hotéis existentes no Rio de Janeiro decidem aproveitar tal altura do ano para praticarem Preços mais altos, sendo por isso necessário que a Viagem seja planeada com algum tempo de antecedência para que possam ser evitados os gastos maiores do que aquilo que seria de esperar.
      Em Território Brasileiro, por conseguinte, cada uma das Áreas Populacionais possuem um Costume Característico para celebrar esse dia. Resumindo e concluindo esta parte do texto, o Carnaval Brasileiro é nesse País da América Latina um dos mais significantes Feriados do ano, chamando a atenção de inúmeros Milhares de Turistas quer de Origem Estrangeira quer Brasileiros, o que leva a que a Economia do Pais conheça um importante crescimento o que ocasiona portanto a conservação deste Hábito Festivo de Norte a Sul do Território Brasileiro.

                                                              A chegada do Carnaval ao Brasil   

      No que diz respeito á chegada do Carnaval a Território Brasileiro, esse acontecimento teve lugar por volta do Século XIII, altura em que os Portugueses implantaram o Entrudo, Tradição oriunda quer da Região dos Açores quer da Zona Africana do Cabo, a qual tinha como objetivo a participação das Pessoas num Jogo em que estas se sujavam umas ás outras com Tintas, Farinha, Ovos e Água.
      Já no Século XIX começou a Promoção dos Bailes Parisienses onde os Convidados deveriam ir trajados a rigor ou seja vestindo Roupas Maravilha que levassem a que uns e outros não conseguissem reconhecer-se até falarem uns com os outros. A cada ano que ia passando não era portanto de admirar que o interesse por este tipo de festa acabasse por aumentar ainda para mais tendo em conta o fato de que o Entrudo se tratava de um Costume que chamava a atenção dos que assistiam. Durante os Bailes Etnográficos, que costumavam ter lugar em locais fechados, o Público era constituído por Convidados que se costumavam fantasiar e ouvir Música. Uma das Figuras mais relevantes desse Período ligado á História do Carnaval foi Francisca Edwiges Neves Gonzaga (Chiquinha Gonzaga): Nascimento: 17 de Outubro de 1847, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil- Falecimento: 28 de Fevereiro de 1935, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil), Autora daquela que foi a Primeira Marcha de Carnaval de seu nome Ó Abre Alas e que fazia parte do Grupo de Classe Burguesa que na altura frequentava os Bailes da Alta Sociedade Brasileira.    
    Na Cidade do Rio de Janeiro, já no Século XX, começariam a aparecer aquelas que seriam as primeiras Escolas de Samba. Já no fim da década de 1920, os Desfiles começaram a chamar a atenção da População acabando por se tornar numa forma conhecida de Celebração do Carnaval bastante reconhecida quer no Rio quer em São Paulo. Na Zona Nordeste do Brasil, a forma mais conhecida de celebrar o Carnaval é ir para as Ruas da Região como é o caso das seguintes Cidades Brasileiras: Salvador, Olinda e Recife onde os milhares de Turistas que ai se deslocam nessa altura são chamados á atenção pelo Carnaval Nordestino, o qual é reconhecido não só pela sua riqueza musical como também por causa da satisfação manifestada pelos Animadores da Festa bem como por parte das Pessoas que adoram esta Fase do Ano, fazendo assim desta forma questão de manter viva um pouco daquela que foi a Tradição introduzida pelos Portugueses. Já quanto ao que diz respeito á Região Brasileira da Bahia, de uma forma mais exata, os Baianos fizeram questão de ao longo dos anos manterem vivo o Hábito bem Português do Carnaval de Rua, sendo que no entanto conheceu um forte impacto em relação aos Trios Elétricos após a Década de 1980.

                                                         

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...