segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O que é o Judaismo, uma das mais importantes Religiões Mundiais?



                                               Conhecendo a Religião de Jesus Cristo, o Todo-Poderoso?

       O Judaísmo (
em Dialeto Hebraico: Yahadút) é vista como sendo uma das Três mais importantes Religiões de Origem Abraâmica ou seja, fundada pelo Profeta Abraão, a qual é reconhecida a Nível Filosófico como tratando-se da «Religião, Filosofia e Modo de Vida» do Povo Judeu.
       Posto isto e sabendo eu que esta é a Religião a que a Família de Jesus Cristo pertencia, decidi então dedicar a Temática
Comportamento do meu Blog This Its My Wonderful World 1979 exatamente á Religião de Jesus Cristo pois como era Fã da Telenovela da Emissora Brasileira TVRecord, Jesus, decidi efetuar esta homenagem a todos os Atores que nela participaram em especial ao Brasileiro Dudu Azevedo que fazia o papel de Jesus Cristo e aos seus Pais, Virgem Maria bem como o Carpinteiro, São José.


       O Judaísmo trata-se da mais velha das Quatro Religiões Monoteístas (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo), sendo aquela que embora tenha tido como Seguidor o Criador do Cristianismo, Jesus Cristo, é a que tem na atualidade o seu menor número de Seguidores. Conforme os Historiadores, se durante o passado Século XX, o General Alemão Adolf Hitler (20 de Abril de 1889, Braunau Am Inn, Áustria- 30 de Abril de 1945, Berlim, Alemanha) não tivesse promovido o terrível Acontecimento Social Holocausto, que teve lugar durante as décadas de 30-40, o número atual de Judeus poderia estar estimado entre os 25-35 milhões espalhados um pouco por todo o Mundo. Inclusive poder-se-ia dar o caso de a grande maioria desta Classe Religiosa viver em Território Europeu.
        Nos tempos atuais, grande parte do Povo Judeu habita quer em Israel quer nos Estados Unidos. Já no que diz respeito ao Continente Europeu, o País em que a Comunidade Judaica é mais forte é a França. Ao contrário do que se passa em relação ao Cristianismo, o Judaísmo não se trata de uma Doutrina em que os seus Responsáveis ou seja, o Santo Papa, tentam redimir e converter os seus Seguidores. No entanto, quem deseja aderir deve ter em atenção todas as Regras da Lei Judaica Torá onde entre outras tantas coisas se encontra a Circuncisão Masculina.

                                                                Como surgiu o Judaismo?    

O inicio desta Religião, Judaísmo, enquanto uma Religião orientada teve lugar quando os Judeus se transformaram num Povo considerado importante através das ações praticadas por Reis como é o caso de Saúl, Davi e Salomão, sendo que este último Monarca foi aliás o grande responsável pela Edificação daquele que foi o primeiro Templo da Cidade de Jerusalém. Foi então que por volta do ano 920 a.C, o Reino de Israel é dado como finalizado sendo que a partir desse momento, o Povo Judeu começa a dividir-se consoante a sua Crença. Este Período ficaria conhecido como Era dos Profetas. Por volta do ano 600 a.C, o Monumento não só é destruído como os Responsáveis pela liderança do Povo de Israel assassinada.
       É então que o Povo Judeu é enviado para a Babilónia, como forma de castigo não só por terem conquistado a Região de Judá mas principalmente por o Povo de Israel bem como de Judá adorarem na altura falsos Ídolos e ser uma Etnia Rebelde. Embora muitos dos Judeus tenham sido autorizados a voltar a casa, no entanto muitos outros permaneceriam no Exilio dando desta forma inicio áquela que haveria de ficar conhecida como A Primeira Diáspora ou seja a terem que viver longe de Israel.

                                                              Quais são os Alicerces da Fé Judaica?

    Se tivermos em consideração o que é defendido pela Religião Judaica, estes tal como acontece em relação aos Cristãos, são da opinião de que realmente existe um ÚNICO DEUS, TODO PODEROSO que foi o Responsável pela Criação do Universo e de tudo o que nele existe. Os Judeus defendem mesmo que Deus tem uma relação particular para com o seu Povo, a qual foi fortalecida tendo em atenção o acordo que este Ser Celestial efetuou com o Profeta Moisés no conhecido Monte Sinai, há cerca de 3´5 mil anos atrás.
       O recinto de Culto do Povo Judeu chama-se Sinagoga. É ai que o Chefe Religioso de uma Comunidade Judaica exerce o seu Ministério. Isto embora ao contrário do que se passa com os Chefes das restantes Crenças Religiosas, o Rabino não seja nem considerado Sacerdote nem sequer tenha ao contrário do que se passa na Igreja Católica em que é o Papa Francisco quem manda atualmente um Estatuto Religioso específico.
        Também em relação ao que diz respeito ao Dia da Semana escolhido pelos Judeus para louvarem o seu Senhor, esse fato é diferente no que diz respeito ao Catolicismo pois se nós, Católicos, escolhemos o Domingo, no caso dos Judeus esse dia é o Sábado ou como eles dizem Sabat, que tem inicio com o Pôr do Sol de Sábado. Nessas 24 horas de duração, os Judeus Ortodoxos que seguem á risca a Lei Judaica não devem fazer nada que possa ser chamado Trabalho sendo que nesse Dia da Semana é inclusivamente proibido quer Dirigir quer Cozinhar.

                                                                       Leis da Fé Judaica    

         Especialistas dão a conhecer o fato de que uma Pessoa quando é Seguidora do Judaísmo é exigido aos seus Membros que se comportem em concordância com todas as Tradições e Leis que fazem parte do Judaismo. Assim feito, parte-se do Princípio de que o Judaísmo é uma forma de Vida que é bastante ligada quer a um Sistema de Fé quer de Ideais Devocionais.
       O Judaísmo trata-se de uma Crença Religiosa que teve o seu surgimento em Solo Israelita há cerca de 4 mil anos atrás. Posto isto, tanto o Cristianismo como o Islamismo- tendo em atenção alguns Ideais- provêm do Judaísmo. Esta é uma Lei Messiânica que tem no seu Interior quer Doutrinas quer Credos, só que trata-se de uma Crença que tem como Livro Sagrado o Torá, o qual é transmitido como se fosse a orientação de Deus perante as Escrituras Sagradas.         O Povo Judaico tem segundo o seu Ponto de Vista Pessoal um Pacto para com Deus, o qual, na sua opinião não só é para Benefício Pessoal como para o Bem-Estar de todas as Pessoas. O Importante Estudioso do Judaísmo Hillel (70 a.C-10 d.C) deu a conhecer a sua Opinião Pessoal acerca desta Religião quando confessou:
«Não faça a seu Próximo aquilo que não gostaria que fosse feito a Você. Esse é o Centro da Lei Judaica, o resto são meras Observações».
 
                                                                    Os Judeus e a sua Fé
   

         O Povo Judeu é defensor do Ideal de que os Seres Humanos fazem parte do Corpo de Deus. O fato de seguirem a «Lei» deixada por nosso Senhor, Jesus Cristo, é o de porem em prática todos os Mandamentos de Deus cumprindo por um lado com a Vontade de Deus e dando a conhecer todo o seu Respeito e Amor por este Ser Celestial. Por causa disso, é que os Judeus Religiosos têm que cumprir com certas Tomadas de Decisão de Nível Religioso sem terem que necessitar de motivos Extra-Religiosos para que as Leis sejam executadas.
      Um dos Fatos que contribuem para tal é o Seguimento de todas as Leis Alimentares que compõem o Costume Judaico. Todos os Seguidores desta Religião possuem uma importante Ligação Espiritual quer com Israel a qual como se sabe era a Terra Prometida por Deus ao Profeta Abraão, quer como á Cidade Sagrada de Jerusalém.

                                                                     Quais são os Livros Sagrados do Judaísmo.  


  A Torá, ou seja a Bíblia Sagrada escrita pelo Povo Hebreu que como se sabe dá pelo nome de Velho Testamento, contêm essencialmente os Cinco Primeiros Livros da Bíblia sendo o seu Autor, o Profeta Moisés, ao qual deu o nome de Pentateuco. Em cada Sinagoga, Centro Sagrado do Judaismo, costuma existir uma cópia da Torá, Livro Sagrado desta Religião e a qual está guardada em forma de Pergaminho. Já o Talmud, é uma síntese de todas as Teorias e Ideias Fundamentais acerca desta antiga Religião que nos dá a conhecer a Torá introduzindo-a em relação quer a Situações Contemporâneas, as quais foram sendo reavaliadas ao longo dos tempos bem como a outras tantas situações que vão variando conforme os casos.
       No que diz respeito ao Símbolo do Judaísmo esta é uma espécie de insígnia que dá pelo nome de Estrela de David. Muitas Pessoas acabam por se considerar Judias embora não tomem parte em Atividades Religiosas e nem muito menos aceitem as Regras Fundamentais do Judaísmo ou seja pelo simples motivo de se identificarem com o Povo Judeu e praticarem todos os Costumes que fazem parte do Estilo de Vida Judaico.


                                                                 Principal Festival Judaico: O Chanuká  

      No Mundo Judaico, o Chanuká, Festival das Luzes, é celebrado com a elaboração dos típicos Bolos de Batata bem como com o uso de Velas Acesas. O Chanuká é portanto tido nos nossos dias como se fosse uma espécie de Símbolo da sua Sobrevivência em relação ao fato de terem conseguido libertar-se das Forças Selêucidas que pretendiam negar á região de Israel a prática do Judaísmo sendo que deste modo o Profeta João Macabeu e os seus Famíliares unir-se-iam destruindo as forças que estavam contra eles e dedicaram desta vez o Templo ao Rei Davi. Neste Certame Religioso costumam ser vendidas Panquecas de Batatas, que dão pelo nome de Latras e que tratam-se de um dos Pratos mais importantes do Chanuka.     Nos Países de origem Cristã onde o Natal é tido como sendo a Festa mais reconhecida do final do ano, o Chanuka já se transformou inclusive numa variante Judaica. Nessa altura costuma ser bastante usual dar oferendas ás Crianças.

                                                             Deus, O Criador do Messias 
     
        O Povo Judeu costuma crer bastante na Criação de um só Deus, o qual foi o Grande Responsável pela existência do Universo e que continua a vigiar o Planeta Terra. Do ponto de vista Judaico, Deus é uma Entidade Celestial que sempre existiu e que vai continuar a existir não podendo no entanto nem ser visto nem muito menos tocado.
    Contudo, Deus pode ser conhecido por nós, Seres Humanos, através de Cânticos de Louvor sendo que ainda se pode chegar mais perto de Deus estudando e pondo em prática a nossa Fé. É importante entender que Deus decidiu separar os Judeus fazendo deles o seu Povo eleito para que pudessem ser um Exemplo para todo o resto da Humanidade.
   Segundo a opinião da Igreja, Deus atribuirá a Tora ao Povo Judeu como se este fosse uma espécie de Guia servindo como sendo um Sinal de Obediência para a Vida Sagrada que tanto Deus como o seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, pretendem que o Povo Judeu tenha. É necessário afirmar que o Povo Judeu sempre foi defensor do Ideal de que «O Messias», ou seja Jesus Cristo se trata de uma Pessoa Especial e Benzida por Deus «o que quer dizer que se trata de um Ser Humano especialmente escolhido por ELE» um dia esteve presente entre nós para nos salvar. Assim, a Vinda do Messias tratou-se de um Sinal que junto consigo Jesus nos trouxe uma Era de Paz, Sentimento pelo qual ele sempre lutou mesmo sabendo que muitos eram aqueles que se encontravam contra Si.

                                                               Quem é Deus?  

      Do ponto de vista do Judaísmo, Deus é um Ser Único. O que quer dizer que ele jamais poderá ser dividido em múltiplas Pessoas, tal como é defendido no Cristianismo. De entre os múltiplos Princípios defendidos pelo Povo Judaico em questão a Deus, encontram-se os seguintes Itens:
      1- Judeus devem adorar somente um Deus e não outros Deuses.
      2- Deus é Transcendental, está acima de qualquer coisa.
      3- Deus não tem um Corpo, ou seja não é Masculino nem Feminino.
      4- Ele criou o Universo sem ajuda.
      5- Deus é Omnipresente e Onipotente.
      6- Deus é Atemporal. Sempre existiu e sempre vai existir.
      7- Deus é Justo, mas também é Misericordioso.
      8- Ele é um Deus Pessoal e Acessível. Deus se interessa por cada um individualmente, ouve a todos individualmente e fala com as Pessoas das mais surpreendentes e diferentes formas.

                                                              Judaísmo é uma forma de estar em Família   
 
      Segundo o Texto da Autoria do Site Brasileiro Terra, o Judaísmo é á semelhança do Cristianismo uma Religião Familiar. Isto porque segundo os Seguidores do Judaísmo, estes veêm-se como fazendo parte de uma Instituição Eclesiástica Mundial em que podem construir laços estreitos com outros Judeus. A maior parte da Fé Judaica tem como a sua maior Base de Apoio os Ensinamentos que lhes são transmitidos quer no próprio Lar quer nas mais diversas Atividades efetuadas em Família.

                                                             Os mais diferentes Tipos de Judaísmo  

        O Povo Judeu encontra-se dividido em diferentes Classes Sociais tendo em atenção as   suas Tradições Religiosas bem como Grupos Étnicos. Existem dois Grupos diferentes de Judeus, o Primeiro que é oriundo da Zona Central do Continente Europeu, Askezani, e outro que por seu lado pode pertencer a Solo Espanhol quer ao Médio Oriente que por sua vez dá pelo nome de Sefarditas.
      As mais importantes Divisões Étnicas que separam o Judaísmo tendo como base a sua Fé e Religião são: Judeus Ortodoxos, Ultra-Ortodoxos bem como Conservadores.       Os Judeus Ortodoxos são da opinião que tanto a Torá como o Talmud, Livros Sagrados do Judaísmo, foram dados a conhecer por Deus de forma direta ao Povo Israelita. Assim, os seus Seguidores são da opinião que estas Escrituras são importantes para dar a conhecer tanto a Palavra de Deus como a Autoridade Máxima para fazerem a Correspondência entre as Diretrizes e as Tradições do Judaísmo. Os Judeus de origem Ortodoxa constituem aquele que é  o maior Grupo que existe em grande parte do Mundo, tirando os Estados Unidos.
      No que se refere aos Judeus Ultra-Ortodoxos, esta Crença Religiosa leva bastante a sério todo o tipo de Leis Religiosas. Este Grupo tem por hábito viver em Comunidades Separadas e colocar em prática os seus Costumes Tradicionais. Para dizer a verdade, estes Homens e Mulheres, Jovens e Crianças não se coíbem de viver longe do Mundo que os rodeia. Os Ultra-Ortodoxos, que são um dos Grupos com mais Judeus, gostam mais de ser chamados pelo nome Harodi do que propriamente Ultra-Ortodoxos.       Já os Judeus Conservadores estão em termos de Designação Social situados entre os Ortodoxos e os Judeus Renovados/ Reformados. Já os Conservadores também são por sua vez reconhecidos como Masorti.

                                                           Judeus Renomados ou Judaísmo Humanístico?  

       Os Judeus pertencentes á Ala Renovadora ou Reformada tentou ao longo dos Tempos efetuar uma Revolução em relação quer á sua Fé quer aos seus Costumes adaptando-se assim à Vida Moderna e juntando ás Descobertas que um Grupo de Estudiosos Contemporâneos efetuaram a respeito dos primeiros Judeus. Deste modo, o conhecido Movimento Reformista teria lugar nos primeiros anos do Século XIX, em Território Alemão.
       Este Grupo não só torna relativos quer a Torá quer o Talmud como também a Palavra transmitida por Deus, Nosso Pai, assim como as Escrituras da autoria de inúmeros Seres Humanos que foram estimulados a Nível Criativo em Termos Literários por Deus.

                                                        Conhecendo os Judeus Reformados
 
 
       Já quanto a este último Grupo Judaico, ele é defensor do fato de que os Textos da Torá bem como do Talmud podem ser interpretados de forma a ajustarem-se a tempos e espaços diferentes, tomando como base de apoio esta Leitura, sendo que tanto Homens como Mulheres podem estar sentados em conjunto numa Sinagoga Readaptada, ao invés do que se poderia passar em relação a uma Sinagoga Ortodoxa, onde seriam proibidos de exercer tal ato.
       No entanto, existem diversos Apontamentos em relação ao Judaísmo que são preservados como sendo iguais em relação ao grupo de Judeus Reformados, embora nestes não sejam vistos outros Mandamentos Simples em tantas outras Fases desta Religião. Uma das Características mais importantes do Judaísmo Reformado é a parte que toca á Justiça Social, o que tem feito com que inúmeros Judeus Reformados sejam Lideres de Movimentos Ativistas Políticos.
       O Grupo dos Judeus Reformados constitui aquele que é o mais numeroso Grupo de Fiéis do Judaísmo em Território Estadunidense, onde existe igualmente uma Faixa Social que por seu lado pretende tomar para si as Práticas Tradicionais do fato de Deus ser adorado. O Judaísmo Reformado trata-se de uma Crença que também é deveras importante na Grã-Bretanha, onde predomina uma versão muito mais ancestral do que aquela que normalmente é posta em prática no Seio dos Estados Unidos. Já no que diz respeito ao Grupo Britânico mais chegado ao Judaísmo Reformado esse é por sua vez o Movimento Liberal.  Por último, tanto a Corrente Reconstrucionista como o Judaísmo Humanístico tratam-se de Ideologias Modernas Americanas que não permitem a existência de qualquer Tipo dos Elementos Sobrenaturais estudados em outros tantos Tipos de Judaísmo.
     
                                                         
   
 





                                                               


   

        

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...