segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Numa altura em que se fala tanto em Presentes vale a pena PENSAR nisto, não?



                                                                Jornalista Alexandra Borges dedica a sua Vida a salvar
                                                                Crianças Escravas no Gana.

   
      Tendo como principal objetivo quer enquanto Pessoa quer enquanto Repórter dar a conhecer a Verdadeira Face da triste Escravatura Infantil numa Campanha Solidária que visa apoiar os Reféns do Lago Volta, situado no Gana, Alexandra Borges decidiu não só denunciar o que se estava nessa Zona Planetária pertencente ao Continente Africano como também criar uma Instituição Solidária que em somente dez anos já salvou a Vida de quase 100 Crianças e Adolescentes. Posto isto e tendo em conta que estamos em Plena Época Natalícia a Jovem Jornalista colocou há poucos dias á venda a sua Agenda Smile 2020 cujas Receitas revertem a favor dos Jovens Desfavorecidos do Gana.

     Nesta Entrevista em que a Jornalista Anabela Pereira Fernandes (Anabela.fernandes@impala.pt) ficou-se a saber que aquando da  Sessão de Registo do seu novo Livro, a Edição de 2020 da Agenda Smile, Livro Solidário que visa apoiar a Associação criada pela Jornalista Alexandra Borges com o intuito de salvar da temível Escravatura Infantil todas as Crianças que habitam próximo do Lago Volta (Gana), a Revista Nova Gente falou com a Jornalista do Canal Privado TVI (Televisão Independente) Alexandra Borges acerca deste precioso e inestimável projeto que decidiu abraçar, após ter efetuado uma Entrevista acerca da Vida destas Crianças a quem não conseguiu ficar indiferente e que pouco ou nada têm a não ser a Roupa que vestem no seu Dia-a-Dia. Este é assim já o segundo ano em que a reconhecida Instituição Humanitária chama a atenção dos seus Admiradores e Simpatizantes e restantes Pessoas para que obtenham a Agenda Smile na altura em que quiserem obter a Agenda do ano de 2020. Este ano, o volume que se encontra á venda por 13€, valor monetário esse que visa apoiar os estudos de perto de 98 alunos necessitados de ajuda tendo como objetivo ajudar a que estas consigam escapar a um destino em que a Escravatura e a Miséria são palavras de ordem (caso esteja interessado/a é favor visitar o site www.filhosdo-coração.com onde ficará a saber onde obter a agenda em causa).

    Anabela Pereira Fernandes: Qual a missão da Associação
Filhos do Coração?
   Alexandra Borges:
A luta contra a escravatura infantil na pesca do Lago Volta, no Gana, onde são traficadas crianças de três e quatro anos por 30 euros e obrigadas a trabalhar 14 horas por dia, sete dias por semana, a troco de um prato de mandioca. Estas crianças não sabem brincar, desconhecem o seu nome e a sua idade. São conhecidas como kobies (terças) e kofies (sextas), conforme o dia em que foram vendidas…

    Anabela Pereira Fernandes: Há quanto tempo criou a Filhos do Coração e que objetivos já conseguiu concretizar?
    Alexandra Borges:
Foi um «parto espontâneo» que começou quando fui ao Gana fazer a reportagem Infância Traficada, que ganhou vários prémios nacionais e internacionais, nomeadamente o Prémio Grace (instituído em homenagem á Princesa Grace do Mónaco) de Direitos Humanos, que recebi das mãos do seu filho, Alberto II. Comecei este trabalho com um grupo de amigos e voluntários e só mais tarde surgiu a associação. O projeto tem 12 anos e em conjunto com a minha amiga americana Pam Cape, da Touchalife, temos um centro de acolhimento de crianças resgatadas à escravatura infantil.

   Anabela Pereira Fernandes: Quantas crianças já ajudou?
   Alexandra Borges:
Já resgatamos 98 crianças.

   Anabela Pereira Fernandes: Qual o efeito de lhes ser dada uma oportunidade de vida diferente?
   Alexandra Borges:
Algumas das primeiras crianças que resgatei já estão a estudar na faculdade, em Acra. Acredito que a educação é a verdadeira porta para a liberdade destas crianças, porque mais importante do que resgatá-las do lago é resgatar a infância que lhes roubaram. A educação, que é cara no Gana, permite-lhes ter acesso a um fator diferenciador que vai levá-las a concretizar os seus sonhos. Acredito que destas 98 crianças sairá o próximo Presidente do Gana e é esse que irá acabar com o flagelo da escravatura infantil no país.

     Anabela Pereira Fernandes: Com a agenda anual Smile consegue, amealhar, geralmente, que valores?
     Alexandra Borges:
A agenda Smile é lançada desde 2017 e 100 por cento do dinheiro que rende é usado para financiar a educação das crianças do Gana. Em 2017,vendemos a maior parte das 7 mil que imprimimos, no valor total de cerca de 50 mil euros angariados.

    Anabela Pereira Fernandes: Quais as outras formas de financiamento?
    Alexandra Borges:
Temos muitos amigos. O grupo Jerónimo Martins é nosso mecenas quase desde o início. Há seis anos que faz uma campanha de angariação de fundos no Pingo Doce, em Fevereiro. Também editamos livros infantis, porque acreditamos que são importantes para a educação e consciencialização das crianças em Portugal. O livro é a base da educação e, para nós, faz sentido que seja a base sólida para a angariação de fundos. O projeto Smile é um ícone do projeto e este ano retrata os sonhos das nossas crianças- o que querem ser quando crescerem- com ilustrações lindas da Rita Correia, fotografias de Magali Tarouca e Joel Santos e design da Orion Studio.

     Anabela Pereira Fernandes: Continua proibida de entrar no Gana?
    Alexandra Borges:
Há oito anos que não consigo visto para entrar no Gana. Basicamente, desde que decidi denunciar a situação da escravatura infantil em importantes organismos internacionais, como as Nações Unidas, a Save The Children e a Human Rights Watch. Já estou habituada, até profissionalmente, a que haja sempre um preço a pagar por defendermos a verdade e a justiça. O importante é que o projeto continua, a minha equipa vai lá todos os anos em missão. Eu sou o menos importante do projeto Filhos do Coração. Empresto a minha imagem e credibilidade ao projeto, mas ele tem vida própria há muitos anos. Se eu amanhã morrer, o projeto continua com pessoas em quem confio.

    Anabela Pereira Fernandes: Os seus filhos, os gémeos Tomás e Vicente, agora com 16 anos, já participam neste seu trabalho, têm interesse por ele?
    Alexandra Borges:
Por questões de segurança, os meus filhos ainda não foram ao Gana, mas acredito que irão em breve. Eles, desde os cinco anos, ajudam a mãe com a consciencialização e a luta contra este atentado aos direitos humanos e aos direitos das crianças. Cresceram a falar e a conhecer, por foto, alguns dos seus 98 irmãos do coração. Temos no frigorífico fotos de meninos que resgatei, para que eles nunca se esqueçam deles. E no Gana eles têm fotos dos meus filhos e anseiam pelo dia em que irão jogar futebol com o Tomás e o Vicente. É a mais importante herança que posso deixar aos meus filhos. O meu pai também não me deixou dinheiro, mas deixou-me algo que o dinheiro não pode comprar: honestidade e um grande sentido de justiça.

      1. Quando a Colega de Profissão Anabela a questionou acerca de qual seria o efeito que Alexandra Borges pensava que seria caso estas Crianças pudessem vir a ter uma oportunidade de Vida bem diferente daquela que têm no seu Dia-a-Dia, Alexandra Borges, Jornalista da
TVI respondeu: Acredito que destas 98 Crianças sairá o próximo Presidente da República.
      2. Numa das fotos tiradas acerca da Agenda Smile, a Jovem Jornalista deu a conhecer que este será uma forte parte do investimento proveniente para a Fundação Filhos do Coração.
      3. Para quem tiver acesso á Revista
Nova Gente poderá ver a Repórter na Companhia dos Padrinhos da Associação, a sua Colega de Profissão, a Repórter Margarida Rebelo Pinto (em cima) bem como o Político Pacheco Pereira (em cima á direita). Já no plano Familiar, podemos observar uma foto tirada com Alexandra Borges na companhia dos seus dois Filhos Gémeos, Tomás e Vicente, quando estes ainda eram Crianças, sendo um motivo de orgulho para a Repórter pois já ajudavam na obtenção de Fundos Monetários.

       4. Organização Não Governamental salva 98 Crianças da Escravatura: Em pleno Gana, continua a existir em pleno Século XXI um motivo de grande Vergonha para o Mundo e Ofensa contra os Direitos Humanos dado que mesmo depois de tantos anos da Assinatura do Acordo dos Direitos Humanos, muitas são ainda as Crianças que continuam a ser vendidas por uns meros 30€ (6 Contos na Moeda Antiga) sendo utilizadas como se fossem Mão-de-Obra na Pesca do Lago Volta vendo-se para sempre proibidas de terem direitos aos Bens Essenciais ao Ser Humano como é o caso da Saúde, Higiene, Alimentação, e inclusive de terem direito a terem um Nome de Batismo. Como resultado, revoltada com toda esta situação e depois de ter sido responsável por um Documentário que deu a conhecer este Drama, Alexandra Borges decidiu então inaugurar a Fundação Filhos do Coração na qual contando com a ajuda de uma Colega de origem Norte-Americana haveria de salvar da escravatura perto de 98 Jovens que agora estão a estudar e a morar numa Casa em condições. Inclusive, alguns dos Jovens mais Velhos já ingressaram até na Universidade.        
     5. Quando a Perseverança leva ao Sucesso: Nesta Edição da Revista Nova Gente 2258, Alexandra Borges posou junto com a sua Amiga Norte-Americana Pam Cope, pertencente á ONG (Organização Não Governamental) Touchalife, a Instituição Norte-Americana pertencente á Fundação Filhos do Coração, numa Foto de 2011, tendo ao seu lado alguns dos Primeiros Jovens que as duas Mulheres salvaram de uma Vida de Miséria e Fome. A partir dai, a Jornalista nunca mais pôde ter Visto Ganense dada a interferência dos Políticos do Pais.
          6. Acerca do seu Papel de Mãe e Representante de uma Causa Nobre: «A mais importante herança que posso deixar aos meus filhos é a honestidade e um grande sentido de justiça».
          7. Todas as Crianças deviam poder brincar e aprender: O Instituto de Acolhimento situado no Gana, é dedicado ás Crianças que tendo sido Escravas nunca puderam ir á Escola, sendo que nessa Organização os seus Trabalhadores tendo como intenção levá-las á Escola e deixá-las brincar sendo que inclusive quando jogam á Bola usam para muito orgulho nosso o Equipamento das Quinas. A Cantora e Intérprete de Linguagem Gestual, Paula Teixeira, é uma das Madrinhas da Instituição Social Filhos do Coração


      

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...