domingo, 27 de outubro de 2019

Quem eram as Spice Girls?



                                                            Conhecendo uma das mais Irreverentes
                                                            Bandas Musicais Inglesas:
Spice Girls.

         Fez no dia 7 de Janeiro deste ano de 2019 (Segunda-Feira) 22 anos desde que a Canção «Wannabe» foi lançada naquele que costuma ser por norma o difícil Mercado Discográfico Norte-Americano. Sim, disse exatamente difícil, mas ao que parece não o terá sido para a conhecida Banda Britânica Spice Girls. Isto porque segundo foi publicado pelo Jornalista Paulo André Cecílio no Site Português Sapo24 da Empresa de Inovação em Mídia MadreMedia mais exatamente na Rúbrica Vida apenas foi necessária uma Semana para que aquela que era a mais reconhecida GirlsBand Britânica desse entrada na História da Música Pop.


    Segundo diz uma Popular Frase bastante usada no Mundo Musical «Se Não Conseguires Entrar Na América, Não Serás Verdadeiramente Grande», consoante este Cliché que é bastante empregue na Indústria Musical, mas ao que parece no fundo até tem razão de o ser e isto tudo porque os Estados Unidos da América são tidos como o mais importante Mercado Mundial no que toca á Música Pop, quer seja ao nível do seu Consumo bem como á sua Produção, o que faz com que os Aspirantes a Estrelas do Meio Musical queiram conquistá-lo o mais cedo possível.
     Trata-se da Cidade de Nova Iorque que á medida que o Tempo se vai passando vai-se adaptando ao resto dos Estados Unidos ou não seja um dos Lemas Preferidos de quem deseja tornar-se conhecido a seguinte frase: You Can Make It There, You Can Make It Anywhere (em Português: Se Você Pode Chegar Lá, Pode Chegar a Qualquer Lado). Os Artistas de origem Inglesa estavam bem conscientes deste Fato e por esse motivo «invadiram» na altura a América por duas vezes: O primeiro Caso deu-se com o surgimento das Bandas Britânicas Beatles, Kings e Rolling Stones (anos 60) sendo que mais tarde  haveria de aparecer aquela a que se deu nos anos 80 o nome de «Nova Vaga» (Duran Duran, Human League, Billy Idol Etal). Ou seja ingressar no Mundo do Espetáculo em Especial no que diz respeito ao Mundo da Música é tido como sendo um ato tão glorioso por quem sempre desejou ser reconhecido a Nível Mundial mas o fato de conseguir que tal ato tenha tido lugar no País que criou o Ideal de Espetáculo é então tido como sendo deveras desigual.
   Assim sendo, é importante que se recue até 1997 ou seja 22 anos atrás. Neste ano, a Inglaterra era tida a Nível Musical como sendo o Centro do Mundo. Isto porque se por um lado o Madchester, Movimento Musical dedicado ao Rock Alternativo da Cidade de Manchester, que teve bastante sucesso nos Finais da Década de Oitenta e Inícios da Década de Noventa, do qual tanto os Stones Roses como os Factory eram os maiores Responsáveis, cimentou as suas Bases por outro lado a BritPop, Estilo Musical Cultural com Origem no Reino Unido inaugurado na década de 90 o qual deu destaque ao Britanismo e levou á Produção de um Tipo de Música Pop que chamasse a atenção e fosse suave, contrariamente á enorme Fama obtida pelos Temas de Origem Lírica deveras exagerado da Música Grunge Estadunidense bem como dos Temas Shoegaze também pertencentes ao Reino Unido, celebrizou-se através de outras Bandas Britânicas como foi o caso dos Blur e dos Oasis. Na altura, o fato de que a Economia Britânica havia conhecido um Crescimento acentuado bem como havia sido organizado o Campeonato Europeu de Futebol um ano antes e por outro lado o Político Britânico Tony Blair tinha acabado de ser eleito Primeiro-Ministro do Reino Unido, Cargo este que foi por si chefiado entre os dias 2 de Maio de 1997-27 de Junho de 2007 levaram a que o Mundo Inteiro pensasse que era na Capital Inglesa, Londres, que estavam situados os principais Locais de Ação, Cultura e Festa. No meio de tudo isto, um Nome haveria de ficar para sempre na História da Música Pop: Cool Britannia, o qual se tratou de um Período de elevado Contentamento em relação á Cultura do Reino Unido, em grande parte dos anos 90, tendo como principal Ponto de Inspiração a Cultura Pop dos Anos 1960. O elevado Sucesso obtido pelo Género Musical BritPop e pelas Bandas pertencentes a este Núcleo como foi o caso das Spice Girls, Blur bem como Oasis fizeram com que na altura tivesse existido um Sentimento renovado de Euforia no Reino Unido tendo em atenção os problemáticos anos 70/80. Este Nome é como que uma Espécie de Palavra que se assemelha ao Tema da Canção Inglesa Nacional «Rule Britannia!». A Bandeira de Inglaterra que dá pelo nome de Union Jack, voltaria então a voar com toda a sua Altivez nos Céus da Grã-Bretanha após ter passado pelo Período Negro da Fase Tatcher.
    Por outro lado, já as Spice Girls, que haviam surgido pouco tempo antes ou seja em 1994, acabando por se transformar imediatamente num dos Símbolos desta que era uma nova Era Cultural- onde em certo momento da sua Vida a então Jovem Geri Halliwell (Geraldine Estelle Halliwell, 6 de Agosto de 1972 (47 anos), Watford, Londres, Reino Unido) conhecida na Girlsband como Ginger Spice fez questão de vestir de forma orgulhosa a Bandeira Inglesa como se esta fosse uma espécie de Vestido, na Cerimónia de 1997 dos Prémios Musicais Brit Awards, sendo que este momento da sua Vida acabaria por ficar de uma vez por todas para a História Discográfica.
     O mesmo acabou por se passar com o Continente Americano pois também esta Latitude Mundial não conseguiu escapar á «Febre» provocada pela Fama obtida pela Banda. Aliás, nem sequer podia ficar longe da loucura das Spice Girls. Tudo porque se por um lado tanto o País de Origem das Cinco Jovens (Reino Unido) como o Continente Europeu efetuaram honras ao Grupo Britânico passado pouco tempo depois da Edição de «Spice», que foi o Primeiro Álbum deste Grupo Inglês, o que teve lugar ainda durante o ano de 1996, já os Estados Unidos foram obrigados a ter que esperar até ao mês de Janeiro de 1997 para que o Álbum «Wannabe» chegasse ás Lojas de Discos em Formato Single. No dia 7 de Janeiro do ano de 1997, Melanie Janine Brown  (Mel B), (Scary Spice) Whiston, Condado de West Yorkshire; 29 de Maio de 1975), Melanie Jayne Chilsom (Mel C) (Sporty Spice) (Whiston, 12 de Janeiro de 1974), Cantora/Compositora, Victoria Caroline Beckham (Posh Spice) (Harlow, 17 de Abril de 1974), Empresária, Estilista e Ex-Cantora Britânica, atualmente conhecida como Beckham, Emma Lee Bunton (Londres, 21 de Janeiro de 1976), (Baby Spice) Cantora, Apresentadora de Televisão e Atriz Britânica e a já citada Geri Halliwell (Ginger Spice), Atriz, Apresentadora, Modelo e Empresária, efetuavam a sua chegada em alta ao Mainstream Norte-Americano passado somente ano e meio após terem feito uma Digressão pela Costa Oeste dos Estados Unidos, tendo como principal objetivo serem contratadas por uma Editora que quisesse apostar no seu Trabalho.

       

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...