terça-feira, 1 de outubro de 2019

Afinal, onde e de que forma surgiu o Hipismo?



                                                          Conhecendo a Ligação entre o Homem e o Cavalo!

        Tratando-se de uma Modalidade Desportiva que é sobejamente reconhecida a toda a Elegância a si inerente, o
Hipismo é o resultado do hábito que os Nobres Europeus, em especial os Ingleses, tinham no inicio da sua existência de efetuarem a conhecida Caça á Raposa, Desporto bastante praticado pela Nobreza direta e pelos Gentios dos Séculos Passados.
     

O Vinculo de Amizade entre o Homem e o Cavalo já tem uma longa História tendo tido o seu inicio aquando dos primeiros Tempos da Civilização, ou seja, resumindo e concluindo a partir do momento em que este belo Animal passou a ser utilizado como forma de Transporte, levando nos tempos antigos os Soldados para as mais diversas Guerras, o que fez com que estes dois Seres passassem a fazer parte das conhecidas Caçadas em Solo Inglês. Posto isto, não é portanto de admirar que os Equídeos tenham sido sempre vistos como uma Presença essencial e estimada na Vida dos seus Donos. Nos dias de hoje, no entanto, poucas são as vezes em que se vê um Cavalo como Meio de Transporte pois os Automóveis na grande maioria dos casos tomaram o seu lugar, servindo portanto o Cavalo mais como Meio de Lazer ou então porque foram substituídos pelos Automóveis. Posto isto, o Cavalgar haveria de passar a ser visto como uma Atividade Desportiva de seu nome Hipismo o qual tanto pode ser efetuado por Homens, Mulheres e Crianças.
        «Esporte conhecido pela Elegância, o Hipismo surgiu do Costume de Nobres Europeus, especialmente Ingleses, de praticarem a Caça á Raposa, quando os Cavalos precisavam saltar Troncos, pequenos Barrancos e outros Obstáculos que os Caçadores encontravam pelas Florestas», confessa ao Site HTTPS//WWW.CPT.COM.BR/ Doutor Haroldo Vargas Leal Júnior, Docente do Curso á Distância: Como Montar e Manejar um Centro Hípico- Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros em Livro+DVD E Curso Online.        O grande inicio relativo a esta Atividade Desportiva teve lugar durante o decurso do Século XX, altura em que foram implementados os primeiros Hipódromos um pouco por todo o Mundo, os quais contavam com a existência de Obstáculos que eram usados única e simplesmente para serem efetuados Saltos. Este Desporto necessita que para o seu Sucesso exista a chamada Lei Básica ou seja para que se dê um Bom Resultado os dois Elementos (Cavaleiro/Cavalo) têm que manter um bom relacionamento entre si. Posto isto, é normal que com o passar do tempo, o Comportamento do Cavaleiro tenha começado a ter mudanças, o que se no inicio, o Montador ficava com o seu Corpo na Posição Vertical, o que levava a que o seu Equilíbrio quer nas Rédeas quer no Estribo já por outro lado, a partir do Século XIX, o Italiano Frederico Caprilli teve de começar a deixar a Cabeça bem como o Pescoço da Montaria Livres, para que assim o Equilíbrio do Animal não sofresse Modificações aquando de um Salto de Obstáculos. Nos nossos dias, o Cavaleiro costuma portanto ter o seu Corpo fletido para frente, efetuando assim o Acompanhamento da Orientação do Animal no que toca á Travessia do Obstáculo. 

      

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...