quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Video dá a conhecer a Beleza do Planeta Saturno.





                                                              Satélite Norte-Americano Hubble dá a conhecer
                                                             o quão é belo o Planeta Saturno!
     A Empresa Espacial Norte-Americana mais reconhecida a Nível Mundial Nasa dá-nos a conhecer através de uma das mais belas fotos relativas a este Planeta, imagem esta que foi registada pela Câmara Angular 3 pertencente ao Telescópio Espacial Hubble numa fase em que este Planeta se aproximou mais da Terra ou seja a uma distância de 1´36 Milhares de Milhões de Quilómetros dando a conhecer como é na realidade este Planeta Gasoso bem como os seus Anéis, os quais até então nunca haviam sido vistos.

    Nesta Reportagem que foi escrita no conhecido Jornal Português Público, a Agência Aeroespacial Norte-Americana Nasa deu a conhecer esta semana aquela que é a nova e mais pormenorizada imagem do Planeta Saturno a qual foi registada pelo Telescópio Espacial Hubble. Nesta foto, que embora tenha sido registada no passado dia 20 de Junho (Quarta-Feira) mas que só há pouco tempo foi publicada, dá a conhecer como nunca antes acontecido os anéis daquele que se trata do Segundo mais importante Planeta do Sistema Solar, os quais dão a conhecer o seu «brilho».    Conforme nos é dado a conhecer pela célebre Agência Espacial Norte-Americana na sua Página Pessoal «Nasa» onde existem diversos Motores de Partilha:
   «A última Visita de Saturno captura detalhes requintados do seu Sistema de Anéis (que se parecem com um Fonógrafo com Ranhuras que representam uma Estrutura detalhada dentro dos Anéis) e Detalhes Atmosféricos que antes só poderiam ser captados por Naves Espaciais que visitavam o Mundo Gigante.»   Esta Foto foi registada pela Câmara Angular 3 pertencente ao Cometa Hubble na fase em que o Planeta Saturno registou uma maior aproximação do Planeta Terra, estando nessa altura a uma distância de 1´86 Milhares de Milhões de Quilómetros de Distância.
   Assim feito, essa imagem trata-se da Segunda que faz parte de uma vasta Coleção de Imagens tiradas todos os anos que fizeram parte do Projeto Legacy Atmosphere Outer Planet (OPAL) o qual tendo em conta um dos Porta-Vozes da NASA, pode ajudar a que os Cientistas consigam «entender a Dinâmica Atmosférica e a Evolução dos Planetas Gigantes Gasosos do nosso Sistema Solar. No caso de Saturno, os Astronautas poderão acompanhar os Sistemas Climatéricos, bem como outras mudanças, para conseguirem identificar Tendências.»   Como também deu a conhecer a mesma Empresa Aeronáutica Norte-Americana:
   «No entanto, estas Imagens são mais do que apenas Fotografias Belas porque revelam um Planeta com uma Atmosfera Turbulenta e Dinâmica. O Trabalho do Hubble mostra, por exemplo, que uma grande Tempestade Visível na Região Polar Norte na imagem de 2018 já não é visível na imagem deste ano. Tempestades de menores dimensões aparecem á Velocidade de Pipocas a estar numa Panela e desaparecem como surgiram. Até a estrutura em Faixas do Planeta revela Mudanças Súbitas de Cor», sublinha a Empresa Nasa. 
    Levando em consideração o fato de que ano após ano cada vez mais se vai registando um número cada vez mais elevado de modificações, a Nasa dá a entender que esta nova imagem dá a conhecer que ainda muito pouca coisa se modificou neste Planeta de Origem Gasosa, dado que o enigmático Padrão de Nuvens de Formato Hexagonal que existe em volta do Eixo Norte do Satélite cujo seu nome provém devido ao fato de ser parecida exatamente com um Hexágono e que foi descoberto por uma Sonda da dita Empresa Espacial ainda existe hoje em dia.
    Tendo mesmo assim em consideração a fotografia que foi registada pelo Satélite Norte-Americano Hubble torna-se bastante percetível quantos é que são ao todo tanto os anéis que ficam situados quer fora como também aqueles que se situam mais perto da zona que é circundada pelo Planeta em causa: «Os Anéis característicos de Saturno estão tão impressionantes como sempre. A imagem revela que o Sistema de Anéis está inclinado em direção á Terra, dando aos Espectadores uma visão magnifica da estrutura brilhante e gelada», resume a conhecida Agência Espacial.
     O conhecido Telescópio Hubble bem como as Câmaras que se encontram ligadas a este Sistema têm vindo a tornar-se as grandes responsáveis por inúmeras das Fotografias mais conhecidas da Nasa, como é o caso dos «Pilares da Criação», os quais se situam a algo como perto de 6500 Anos-Luz tratando-se de três Colunas de Poeiras e Gases em Estado Denso que estão circundados por uma espécie de luz em tons esverdeados; bem como do Quasar com mais brilho que alguma vez foi observado. Mesmo assim, nos últimos 12 meses, o Hubble tem mesmo vindo a ter inúmeras falhas comprometedoras no que diz respeito á sua funcionalidade, falhas essas que entre si não tiveram qualquer tipo de ligação mas que como foi afirmado pelo Cientista Tom Brown, atual Chefe do Instituto Científico do Telescópio Espacial no passado mês de Janeiro, é tido como sendo «um sinal da idade». Afinal se tivermos em conta que o Hubble já está quase com 30 anos torna-se urgente a sua substituição devido ao fato de no Espaço estar condenado ás condições de conservação mais difíceis.
   Dois oito Satélites que chegaram a fazer parte do Programa de Exploração Espacial da Nasa, atualmente somente o Hubble se encontra numa situação de «missão prolongada.» Significa isto que o Telescópio que tem cerca de 15% das suas Ações sob a Gerência da Agência Espacial Europeia, já se encontra em Órbita há muito mais tempo do que aquele que é desejado e que assim deverá ficar pelo menos até ao próximo ano de 2020. A partir do momento em que foi substituído o Telescópio Espacial James Webb que ainda se encontra em Solo Terrestre passará a ser o grande Responsável pelas Emissões Espaciais.

   O Original pertence á Jornalista Sofia Neves do conhecido Jornal Lisboeta Público
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...