segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O Adeus a um dos Grandes Nomes da Música Luso-Brasileira: Roberto Leal o Cantor de «Arrebita, Arrebita»



                                                          Descanse em Paz, Roberto Leal! Até um Dia!

      Ocorreu este último Domingo (
15 de Setembro de 2019) a Morte do nosso Artista Luso mais conhecido em Solo Brasileiro ao ponto de que este até tinha no seu Passaporte essa Nacionalidade Roberto Leal, Nome Artistico atribuído ao Cantor, Compositor e Ator de Nacionalidade Portuguesa que emigrou em 1962 quando tinha apenas 11 anos de idade com os Pais e os Nove Irmãos para o Brasil tendo em atenção a busca por uma Vida Melhor sendo que após ter trabalhado tanto como Sapateiro como na Condição de Comerciante de Doces, o Artista daria então inicio á sua tão desejada Carreira de Cantor de Fados bem como de Êxitos Românticos. Ao que segundo consta a sua Morte ter-se-á ficado a dever ao fato de ser portador de um Cancro que o vinha afetando há cerca de dois anos a esta parte. No que se refere ao Funeral do Cantor Popular Luso-Brasileiro, esta Efeméride teve lugar hoje (Segunda-Feira, 16/09/2019) na Cidade de São Paulo.
 


O conhecido Cantor Luso-Brasileiro Roberto Leal «deixou-nos» este Domingo (15 de Setembro de 2019) sendo que o Artista que estava atualmente com 67 anos de idade já se encontrava desde Quarta-Feira (11 de Setembro). Embora o Artista fosse portador de uma Doença Cancerígena no entanto a verdadeira causa do seu Desaparecimento Prematuro ainda não eram até há poucos dias de todo conhecidas.
   Esta noticia foi dada a conhecer nas Redes Sociais por José Cesário, antigo Secretário da Pasta de Estado das Comunidades. Na sua Mensagem de Condolências, o atual Responsável desta Pasta haveria de revelar que: «Queria dizer que se trata de uma Perda Profunda para a Comunidade Portuguesa, para a que vive no Brasil e mais especialmente em São Paulo», reforçando ainda mais o fato de que o Cantor Roberto Leal tratava-se de uma Mistura da Música Tradicional Popular Portuguesa com as mais diversas Manifestações Sociais que fazem parte da Cultura Brasileira.
    Quanto ao Professor Marcelo Rebelo de Sousa, o atual Alto Responsável Português e antigo Professor Catedrático fez questão de lembrar «com amizade» o Artista Português destacando «o seu papel junto das Comunidades Portuguesas». Como se poderá ler numa pequena mensagem que o atual Alto-Representante da República Portuguesa enviou através da mais importante Representação Diplomática, Presidência da República á conhecida Agência Noticiosa Portuguesa Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa dá a conhecer com  a seguinte frase as suas Condolências á Família do Cantor ao dizer que: «O Presidente da República recorda Roberto Leal com Amizade, lembrando o seu Papel junto das Comunidades Portuguesas, nomeadamente no Brasil, com ligação ás suas Raízes, durante várias décadas». Quanto ao Deputado do Grupo Parlamentar Português PSD (Partido Social Democrata) deu a conhecer o que sentia acerca desta triste noticia devido ao fato de que se tratava de um dos Amigos Íntimos da Família Leal ao confessar que Roberto Leal para si: «Foi dos Homens que mais fez pela Cultura Tradicional no Brasil, reconhecido por todos no Brasil e em Portugal como um Elo de Ligação entre os dois Países» numa mensagem enviada á Agência Lusa. O Político pertencente ao PSD  Por Fora da Europa José Cesário confessou também que Roberto Leal para si «era um Homem extraordinário e um Bom Amigo».
     
  Na Página Oficial do Facebook pertencente ao Cantor foi então escrita uma Mensagem que dava a conhecer que o Artista havia acabado de falecer e onde os Amigos escreveriam o seguinte desabafo: «Até um dia querido amigo estarás sempre em nossos Corações.»

                                                              Roberto Leal estava internado há cinco dias
     

       O conhecido Cantor Luso-Brasileiro esteve internado desde a última Madrugada de Quarta-Feira (11 de Setembro de 2019) na Unidade de Tratamentos Médicos Semi-Intensivos pertencente ao Hospital de São Paulo. Se for levado em consideração o que se encontra escrito no Site Brasileiro ÁreaVip, Leal teria sido hospitalizado devido ao fato de ter sido vitima de uma queda. Os Assessores de Imprensa do Cantor revelaram somente que Roberto havia sofrido uma reação indesejada a um tipo de Medicamento que lhe causou Insuficiência Renal. O Cantor que sofria de Cancro era cego de um Olho tendo falecido ás primeiras horas deste Domingo (15 de Setembro de 2019). Resumindo e concluindo: as verdadeiras causas do seu súbito desaparecimento ainda não foram dadas a conhecer a nível oficial.
       No que toca ao Velório do Cantor, este acontecimento teve lugar hoje (Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019), na Associação de Imigrantes Portugueses situada na Cidade de São Paulo desde o longínquo ano de 1935, tendo tido inicio ás 7h00 da manhã locais (11h00 em Lisboa) conforme foi adiantado pelo Jornal Brasileiro Jornal Folha de São Paulo.        Mediante este Jornal Carioca, o Velório teve lugar até ás 14h00 sendo que por outro lado o enterro teve lugar a partir das 15h, no Cemitério Congonhas, Zona Sul da Cidade Brasileira de São Paulo, região onde Roberto residia. O Folha de São Paulo, que dá a conhecer tudo o que foi dito pelos Manager do Músico, Roberto Leal já se encontrava hospitalizado desde a passada Segunda-Feira (9 de Setembro de 2019) tendo tido Falência Múltipla de Órgãos.
       Tendo sido Marido da Brasileira Márcia Lúcia durante 45 anos, o Casal Luso-Brasileiro teve três Filhos que nasceram no Brasil: o Músico, Produtor, Arranjador e Diretor Artístico Brasileiro Rodrigo Leal (São Paulo, 12 de Outubro de 1975), Manuela Fernandes Leal e Vítor Leal bem como dois Netos.

                                           Cantor Luso-Brasileiro editou mais de 17 Milhões de Discos.   
   Tendo ficado conhecido a Nível Profissional como Roberto Leal, o Cantor Luso-Brasileiro António Joaquim Fernandes tratou-se de um conhecido Cantor. O Intérprete que nasceu no Concelho de Macedo de Cavaleiros, Vale da Porca, zona pertencente ao Distrito de Bragança, Região Norte e Sub-Região de Trás-Os-Montes, onde havia nascido no dia 27 de Novembro de 1951. Mais tarde e vendo que não tinha grandes possibilidades na sua Terra de Origem, viajou rumo ao Brasil com toda a sua Família, Pais e Nove Irmãos, tinha então somente 11 anos de idade no ano de 1962. Foi ai nesse País Sul-Americano que antes de dar inicio á sua Carreira como Artista Musical, haveria de trabalhar quer como Sapateiro quer como Vendedor de Bolos até que por fim conseguiu dar inicio á sua Carreira Musical. Embora o seu inicio no Mundo da Música tenha tido lugar no Fado a Fama que o levaria a transformar-se num dos Cantores-Autores mais reconhecidos em Portugal teve lugar quando começou a cantar Temas Românticos.
     A maior parte dos seus Temas eram influenciados pelos Ritmos Luso-Brasileiros em grande parte dos seus Temas, os quais em grande parte eram realizados juntamente com a Esposa Márcia Lúcia. Se por um lado o Disco «Arrebenta a Festa» foi o último a ser lançado há 3 anos atrás (2016) ao todo a sua Discografia possui para cima de 50 CD´S. Roberto Leal vendeu durante a sua Carreira mais de 17 Milhões de discos tendo ganho 30 Discos de Ouro bem como 5 de Platina. Há 8 anos editou uma Autobiografia de seu nome «Minhas Montanhas», Livro lançado tanto no Brasil como em Portugal.
    Foi durante os anos 70 que Roberto Carlos conseguiu finalmente obter o sucesso. Tudo porque foi neste período que Temas como «Arrebita» bem como «Dá Cá Um Beijo» se tornaram públicos tendo obtido Milhões quer no Brasil quer em Portugal, fazendo com que desta maneira Roberto Leal começasse a ser tido como um dos Embaixadores da Cultura Portuguesa em Solo Brasileiro. Durante os cerca de 50 anos de Carreira, Roberto, que ficou conhecido como o «Artista Mais Português Do Brasil» ainda foi convidado a ser Ator, Apresentador e até Político. Inclusive, aquando da realização das últimas Eleições Brasileiras o Cantor foi convidado a concorrer ao Cargo de Deputado Estadual pela Cidade de São Paulo. No entanto, tendo obtido somente pouco mais de oito mil Votos, não teria sucesso.
     Numa Entrevista por si concedida ao DN em 2018, Leal confessou que tinha um grande sonho e que por isso havia decidido ser Politico. «O Sonho de poder fazer algo das Pessoas que possa tornar a Vida delas um pouco melhor. Há muito o que se fazer em todas as áreas, pois o Brasil tem muitas carências, a Saúde será uma das minhas prioridades, destinando todas as Verbas que vierem ás minhas Mãos aos Hospitais necessitados. Após um ano de Tratamento Médico, senti a vital importância de se ter Hospitais Bons e Bem Equipados»,revelou Roberto.
     No ano passado, Roberto Leal foi eleito Candidato pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) sendo que no que se refere á Presidência do Brasil apoiava o Candidato Geraldo Alckmin, do Partido Da Social Democracia Brasileira.

                                                              O Cancro e o Apoio dado pelo Presidente da República
     Em meados de 2018, Roberto Leal sabendo que era impossível esconder por muito mais tempo que estava doente, decidiria quebrar com o silêncio que rodeava esta questão e daria então a conhecer toda a luta que vinha a travar contra o Cancro que o atormentava. Como tal, contou que tudo teve lugar quando se começou a sentir muito cansado e cheio de dores nos ossos, fato este que levou o Artista a recorrer a ajuda médica. Conclusão: o Cantor veio a descobrir que sofria de Cancro de Pele. Nos tempos que se seguiram, tomaria a decisão de se refugiar tendo mais tarde voltado a exercer a sua Vida Social.
     Na altura em que deu a conhecer a sua Doença, até mesmo o nosso Alto-Representante, Professor Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de enviar ao Artista Luso-Brasileiro Roberto Leal uma mensagem onde teve a intenção de dar a conhecer o quanto se sentia triste ao ter ficado a par da morte do Luso-Brasileiro.
    «Queria neste momento saudar com um grande abraço de Amizade, acompanhando um período um período um pouco mais difícil na Vida. Sobretudo saudar o Papel ao longo de tantos anos na Projeção da Língua Portuguesa e na ligação ás Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo, em particular à ligação às Comunidades Brasileiras», confessou na altura o atual Presidente da República.     Naquela que era a sua Terra Natal, Macedo de Cavaleiros (Distrito de Bragança, Região Norte e Sub-Região de Terras de Trás-Os-Montes), Roberto Leal é lembrado por nunca se ter esquecido das suas origens humildes.
    Em Termos Artísticos, muitos têm sido os Colegas do falecido Cantor Popular que nos últimos dias têm vindo a reagir á morte do Artista Luso-Brasileiro. Exemplo disso foi o caso do Veterano Ator Ruy de Carvalho que colocou no seu Instagram uma foto com a seguinte frase: «Um Aplauso. Obrigado Por Tudo, Roberto!»    Já  no caso do Apresentador-Ator João Baião, a conhecida Celebridade faria questão de usar exatamente a mesma foto com um simples: «Um Aplauso.» em jeito de Homenagem Pessoal.
    Manuel Luís Goucha por sua vez reagiu desta forma:
    «Recebi-o inúmeras vezes nos Programas que apresenta, a última das quais em Janeiro passado (teve a gentileza de vir propositadamente a Portugal para estar no «Você Na TV». É isso: Dele recordarei sempre a sua Gentileza e a Alegria. Obrigado, Roberto!», partilhou por seu lado o Apresentador da TVI na sua Conta Facebook.     O fato de se ter ficado a saber que Roberto Leal havia acabado de falecer exigiu que o PS adiasse todas as suas Atividades de Campanha para as Legislativas de Outubro as quais estavam previstas acontecer hoje (Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2019) na Cidade Brasileira de São Paulo, onde iria marcar presença tanto o Sindicalista Augusto Santos Silva, atual Ministro dos Negócios Estrangeiros bem como o Candidato Socialista ao Circulo Partidário Fora da Europa.     Na sua mensagem, o PS haveria de justificar o adiamento da Campanha onde iam participar os Candidatos Santos Silva bem como Paulo Porto Fernandes devido ao falecimento do Cantor Roberto Leal, que morava com a sua Família na Cidade de São Paulo, Metrópole Brasileira onde estava previsto que os dois Candidatos Socialistas previam estar presentes esta Segunda-Feira (16 de Setembro de 2019).
    Numa das partes da sua Mensagem, os dois Socialistas fizeram questão de apresentar as suas sentidas condolências á Família e Amigos de Roberto Leal e a toda a Comunidade Portuguesa no Brasil. 

                                                              

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...