sexta-feira, 28 de junho de 2019

Passado um ano depois do drama «Meninos da Caverna» homenageiam o seu Salvador.



  Fez no passado Domingo (23 de Junho de 2019) um ano desde que a Equipa Juvenil de Futebol Tailandês Wild Boars e o seu Treinador ficaram presos durante 17 dias numa Caverna Tailandesa sendo que o lugar onde tudo teve lugar, Tham Luang, situado na província de Chaing Rai, se transformou num local de peregrinação embora como é óbvio de forma a tomar os devidos cuidados para que tal não volte a ocorrer o Sitio esteja ainda agora encerrado ao Público. De forma a que pudessem comemorar aquele que foi o primeiro aniversário do seu salvamento, os Doze Miúdos juntamente com o então seu Treinador decidiram juntar-se a um grupo de aproximadamente cinco mil Corredores e Ciclistas para efetuarem uma Corrida de Solidariedade, a qual teve lugar junto do local onde tudo teve a sua ocorrência sendo que as verbas dai resultantes iriam servir para que a Gruta seja novamente aberta.

                                                                 Meninos da Tailândia foram salvos há um ano atrás

    Embora o Salvamento da Equipa Tailandesa
Javalis Selvagens tenha celebrado no último Domingo (23 de Junho de 2019) um ano, ainda agora esta bela História em que os Treze Jovens conseguiram salvar-se continua a comover as Pessoas que estiveram envolvidas no Caso ou não fosse disso mesmo a memória da morte de Samarn Poohan, um dos Nadadores Salvadores responsável pelo Salvamento que desmaiou enquanto efetuava o Trajeto Solo-Gruta e que os seus Colegas por mais tentativas que tenham efetuado não conseguiram salvar.
     Tendo inicio nas Excursões Mundiais e terminando no fato de que foi lançado através da NetFlix um Filme que conta a História de tudo o que se passou há um ano quando a Equipa Tailandesa de Futebol Javali Selvagens (em Inglês: Wild Boars) ficou retida durante diversos dias numa Mina Aquática, assim poderá ser dado a conhecer aquele que tem sido o primeiro ano dos 12 Jovens e Seu Treinador de Futebol que por esta altura haviam acabado de ser salvos numa Caverna pertencente á Região Norte da Tailândia, de onde haveriam de ser salvos passadas duas semanas após o ocorrido no decurso de uma emocionante Operação de Salvamento.
      Hoje em dia, os 12 Jovens decidiram voltar a estudar enquanto que o seu Treinador, Ekapol Chantaua Wong, tomou a decisão de inaugurar a sua própria Escola de Futebol tendo como intenção voltar á sua Vida Normal, mas ao que parece tal não tem sido fácil de conseguir pois o Reconhecimento Público de que os Treze Jovens gozam após o ocorrido leva a que estes sejam notados em todo o Mundo sendo que as suas respetivas Redes Sociais chamem a atenção de Milhares ou até mesmo Dezenas de Milhares de Fãs.
      Foi no passado Domingo (23 de Junho de 2019) que se celebraram os primeiros Doze Meses desde que o Grupo de Miúdos que á época tinham entre os 11-16 anos de idade e o seu Professor, de 26 anos, pertencentes á Equipa Tailandesa Javalis Selvagens decidiram visitar uma Gruta localizada na Província de Chiang Rai tendo acabado por ficar presos no local devido a uma Inundação causada por uma consequente Tempestade.
      Após os seus Familiares terem vivido dias de grande nervosismo devido ao fato de não terem noticias de que os Jovens pudessem ou não estar Vivos, eis que tanto os Doze Jovens como o seu Treinador conseguiram ser salvos por uma Equipa Internacional de Mergulhadores, numa Operação que como se sabe foi acompanhada pela Imprensa do Mundo Inteiro.
      Tendo em atenção todos os Compromissos Internacionais em que têm estado envolvidos, tanto os Jovens como o Treinador têm tido dificuldades em conceder Entrevistas aos Órgãos de Imprensa, enquanto por outro lado a Empresa fundada pelos Tutores dos Meninos, a 13 Tham Luang (Menção efetuada ao número de Pessoas que ficaram presas bem como ao Nome da Gruta) decidiu tomar conta dos destinos dos Direitos de Imagem de modo a que estes possam vir a fazer parte de um Filme acerca do Salvamento.
      Segundo confidenciou á Agência EFE Weerachon Sukhontapatipak, Porta-Voz do Escritório do atual Primeiro-Ministro da Tailândia, o General Prayut Chan-O-Cha, que se encontra em Exercício das suas Funções desde o dia 12 de Setembro de 2014 e que está igualmente á frente do Comitê do Governo que foi fundado com o intuito de defender os Direitos de Imagem do Grupo de Futebol!
    «Os Meninos estão bem, Felizes e vão á Escola normalmente. Dizem que aprenderam muito depois de ficarem presos na Caverna. Depois de receber o pedido de tantas Pessoas, eu acho que serão Bons para sempre».                                                                                                                             Outra das boas Notícias na Vida destes Treze Jovens foi o pedido da Produtora SK Global para que os 13 Jovens lhes autorizassem o Filme acerca da sua Aventura. Indo ao encontro ao que foi dito pelo Porta-Voz, a Longa-Duração encontra-se ainda na Fase de Pré-Produção, no entanto já se tem a certeza de que será transmitido pelo Canal Norte-Americano NetFlix. No que toca aos Responsáveis pela Produção do Filme, esta ficará entregue quer ao Norte-Americano Jon M. Chu e ao Tailandês Nattawut Poonpiriya.
     O Treinador do Clube Tailandês, Ekapul Chantawong, decidiu após a Tragédia fundar a sua própria Equipa de Futebol na Região Tailandesa de Mai Sai, a Modesta Cidade onde habita junto da Caverna de Tham Luang tendo na sua Conta do Facebook, muito mais do que 183 Mil Seguidores.
      Por outro lado, no que diz respeito a um dos Jovens, de seu nome Phon Chai Khamluang, que há pouco tempo atrás fez 17 anos, o Adolescente tem na sua Conta Facebook algo como cerca de 12.179 Seguidores bem como algumas Fotos postadas, como é o caso de uma que tirou com os Colegas do Grupo Desportivo Javalis em pleno Estádio Inglês Old Trafford, o conhecido Recinto de Treinos pertencente á Equipa Inglesa Manchester United bem como outra que foi tirada numa Plantação de Chá Tailandês, obtiveram perto de mais de 3 Mil Gostos.
      Como se sabe, o Salvamento dos 12 Jovens bem como do seu Treinador gerou uma grande Onda de Preocupação, tendo ocasionado a edição de dois Livros e provocado uma elevada Onda de Generosidade em que tanto Gurus como Monges tentaram localizar mentalmente o Grupo.
      Tal fato só teria lugar passados quinze dias (2 de Julho de 2018) quando se veio a descobrir que se encontravam numa Gruta Escura, onde tiveram que sobreviver sem se alimentarem sendo que a única Bebida que absorviam era a água que pingava das Paredes da Gruta. Importante será dizer que a Meditação também foi um fator deveras relevante para que os 13 Jovens conseguissem manter a Calma naquele lugar Frio e Húmido em que estiveram fechados.
      Após a descoberta do Grupo, eis que entre os dias 8-10 de Julho, tanto os Meninos como o seu Treinador, que infelizmente também não sabia nadar, tiveram que ser Medicados com Sedativos para em seguida ser efetuada a sua Retirada da Caverna que tinha uma distância de algo como cerca de quatro quilômetros. No que toca ao Trabalho efetuado pela Equipa de Mergulhadores cada um dos 13 Jovens, Treinador incluído, levaram no mínimo três horas a serem salvos, tudo porque o lugar se encontrava inundado em algumas áreas.
      Já em Setembro último, ou seja, passados somente dois meses após o ocorrido, tanto o Treinador como Três dos Jovens, que na altura do ocorrido eram Apátridas ou seja não estavam legalmente registados como sendo provenientes do País onde haviam nascido, foram finalmente reconhecidos com a Cidadania Tailandesa.
     Após toda a sua Aventura no Interior da Mina, o Grupo já foi convidado para efetuar várias viagens ao Reino Unido, depois foi convidado para estar presente nos Jogos Olímpicos da Juventude que tiveram lugar na Cidade Argentina de Buenos Aires tendo ainda sido acolhidos pela reconhecida Apresentadora Norte-Americana Ellen Degeneres no seu Programa de Entretenimento Homónimo Ellen, entre tantos outros Acontecimentos Mundiais.
     No passado Domingo (23 de Junho de 2019) teve lugar uma Corrida com a intenção de ser celebrado o Dia em que o Grupo foi salvo da Caverna e onde existe atualmente um Museu que relembra o que se passou naquele dia e onde se encontra uma Estátua de Bronze em Homenagem ao Mergulhador Tailandês Saman Kunan, desaparecido na Operação de Resgate.
      Já na passada Segunda-Feira (24 de Junho de 2019) foi a vez de tanto os Meninos como o seu Treinador fazerem questão de marcar Presença numa Cerimónia Budista efetuada junto da Entrada da Caverna para desse modo poderem agradecer pela sua Salvação a qual é tida como sendo um Verdadeiro Milagre.

     Este Texto foi escrito com base no Artigo do Site Jovem Pan Online:
    «Resgate de Meninos da Tailândia completa 1 ano e ainda hoje comove o Mundo». 

       

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...