sábado, 9 de maio de 2020

Ilustre Local Mariano vai celebrar o 13 de Maio sem a Presença de Peregrinos.



                                           Tal Atitude foi tomada para «não colocar em Perigo a Saúde Pública».

    Assegurando-se do fato de que mesmo que as Coisas já possam estar a tomar um Novo Caminho ou seja que atualmente o Ambiente já esteja a ficar Melhor em relação á Doença Ambiental
Covid19 pois embora ainda tenhamos um Caminho bastante longo a efetuar na procura de uma Cura no que se refere á Doença, o Atual Bispo de Leiria-Fátima Dom António Marto já veio a público dar a conhecer que na próxima Quarta-Feira (13 de Maio) não existirá no Recinto do Santuário de Fátima a «Presença Física de Peregrinos» negando desta forma que se possa concretizar a Probabilidade levantada pela atual Ministra da Saúde, Marta Temido, de que realmente possa existir Grupos de Peregrinos tal como aconteceu no Evento Social da CGTP do último Primeiro de Maio (Sexta-Feira passada).
 

 O Recinto Religioso Português de origem Mariana Santuário de Fátima situado na Serra de Aire,  Concelho de Ourém, tornou a dizer que se encontra a favor do fato das Cerimónias do tão estimado 13 de Maio (Quarta-Feira) sem que haja a Presença Física quer de Peregrinos quer de Celebrantes, isto embora Marta Temido (Ministra da Saúde) já tenha confessado através de uma Entrevista dada por si ao Canal de Televisão Privado SIC mais exatamente no Programa da Cristina apresentado pela Malveirense Cristina Ferreira que tal Efeméride poderia vir a ser uma Possibilidade.
     Tal Noticia foi agora desmentida através de uma Mensagem proferida no passado Domingo, dia 3 de Maio (mais tarde escrita pelos Jornalistas Tânia Pereirinha e João de Almeida Dias sendo que essa Comunicação foi efetuada nada mais nada menos do que pelo Bispo de Leiria-Fátima, o Cardeal Dom António Marto.
     «A Decisão da Igreja Católica de seguir as Indicações das Autoridades Civis no sentido de suspender as Celebrações Religiosas decorre da Responsabilidade de fazer o que está ao seu Alcance para não colocar em perigo a Saúde Pública, em sintonia com o Mandato Evangélico do Amor Próximo», pode ver proferido neste Documento.
    «Estamos Conscientes de que um Aglomerado Imprevisível de Pessoas na Cova de Iria a 12 e 13 de Maio, numa altura em que o Risco Epidémico é elevado, contraria as Orientações das Autoridades de Saúde, que optaram por fazer um Desconfinamento Gradual e Faseado», sublinha Dom António Marto no seu Depoimento acerca do importante Assunto sobre o Covid19.     
       Assim sendo, o Local Religioso Leiriense Santuário de Fátima continua a deixar claro que a Decisão antes tomada, no dia 4 de Abril, de levar a que as Comemorações do 13 de Maio seja efetuada tendo em conta «Uma Presença Simbólica de Participantes», que irão ser somente os «Intervenientes na Celebração e Funcionários do Santuário de Fátima». Assim feito, desta vez não haverá «Presença Física de Peregrinos», que irão poder assistir ás Celebrações somente através da Comunicação Social.
       «Por mais que o  Nosso Coração desejasse estar em Fátima, a celebrar comunitariamente neste Lugar, como acontece desde 1917, a Prudência aconselha-nos que desta vez não seja assim» como é dado a conhecer na Mensagem. «Mantemos esta Opção Dolorosa, na expectativa de quanto antes podermos ter neste Santuário as Multidões que na Alegria da Fé se reúnem para celebrar e rezar.»        Essa foi a Declaração Oficial celebrada pelo conhecido Sitio Mariano Santuário de Fátima após no último Sábado a atual Ministra da Saúde, Marta Temido, ter dado a conhecer que embora se tivesse que ter o máximo cuidado á altura do Comunicado ainda havia «possibilidade» de tal se vir a concretizar tal como havia acontecido com a Festa da CGTP, no Primeiro de Maio. Durante a manhã desse Domingo, um dos Representantes Oficiais do Local Evangélico Santuário de Fátima confessou ao Site Observador que se encontrava deveras «surpreendido» com a Posição da Ministra da Saúde. De recordar que Marta Temido, no entanto, já veio dar a entender nesse mesmo Domingo que a «Possibilidade» por si adiantada á SIC não se referia á presença dos «Peregrinos» mas sim dos «Celebrantes». Mesmo assim, o conhecido Santuário de Fátima tomou a decisão de defender a Posição que já havia dado a conhecer no passado dia 4 de Abril que era a de que não haveria a Presença de Peregrinos no Espaço Mariano.

                                                                Centro Religioso Mariano Santuário de Fátima
                                                               dá a conhecer que as Cerimónias não vão ter Fiéis.
     O conhecido Centro Ecumênico Santuário de Fátima já tinha vindo a Público na Segunda-Feira (4 de Maio de 2020) adiantar que as Celebrações do 13 de Maio de 2020 teriam que ser celebradas sem a presença de Peregrinos, tendo em atenção a atual Tragédia Humanitária, Covid19:
      «Suspender esta Peregrinação de Maio nos Moldes Habituais é um Ato de Responsabilidade Pastoral e também um profundo Ato de Fé»,
confessou nesse dia o Cardeal Dom António Marto, aquando da gravação de um Vídeo dado a conhecer pelas mais diversas Redes Sociais do Santuário.
     Quando lhe perguntaram sobre se haveria a possibilidade de o dia 13 de Maio ser comemorado na Cidade de Fátima, assim que saiu da já tão usual Reunião Semanal com um Grupo de Epidemiologistas, Congresso esse que teve lugar no Centro de Saúde Infarmed, no passado dia 15 de Abril (Quarta-Feira), Marcelo Rebelo de Sousa foi determinante e decidiu não falar no Assunto.
      Para o Nosso Presidente da República, se por um lado é verdade que o atual Mês se trata d´«o qual retomar o Convívio com a Realidade do Vírus» tal fato «não significa correr Riscos que seriam Riscos Contraditórios com o que tem sido feito até hoje».    
      A Primeira Fase de Calamidade que teve inicio no passado Domingo (3 de Maio de 2020), consoante também havia sido anunciado pelo Governante em causa, Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, para ser bem sucedida, terá então que se transformar em «uma Fase de Transição, incompatível com Fenómenos de Massas o que significaria um Risco muito elevado». 
                                                           
                                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...