domingo, 19 de janeiro de 2020

Quem foi Júlio César, o Imperador Romano?



                                              Descobrindo a Personalidade de um dos Maiores Carrascos Romanos!

          Embora seja Verdade que o seu Nome tenha sido ao longo dos Tempos Sinónimo de
Imperador, AHAventuras na História é que na realidade o Patrício (Um dos Cidadãos que faz parte da Aristocracia da Roma Antiga ou seja o mesmo que Líder da Nobreza Hereditária), Líder Romano Militar e Político, na realidade Caio Júlio César (em Latim: Caius ou Gaius Iulius Caesar, que foi um dos Grandes Responsáveis pelas mais diversas Modificações exercidas no Setor da República Romana pertencente ao Império Romano nunca na sua Vida exerceu tal Cargo, isto se tivermos em atenção o que se encontra escrito no Site Brasileiro AHAventurasnaHistória.


       Existem muitas Pessoas que são Defensoras do Ideal de que os Génios já nascem com Sabedoria. Quem é que por exemplo já não ouviu falar no fato de que o importante Compositor Austríaco pertencente ao Período Clássico Wolfgang Amadeus Mozart (Nome de Batismo: Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, Salburgo, 27 de Janeiro de 1756- Viena, Áustria, 5 de Dezembro de 1791) chamando a atenção de Soberanos Europeus com os seus Dotes para a Música Clássica quando tinha apenas 5 anos de idade ou então do Ex-Futebolista Brasileiro Pelé (Edson Arantes do Nascimento, Cidade de Três Corações, Minas Gerais, 23 de Outubro de 1940), mas no Caso de Júlio César, cujo seu Nome se tornou num Adjetivo de Imperador e General, tudo teve lugar bem mais tarde.
      Mais exatamente na sua Fase Adulta quando começou a demonstrar os objetivos a que se propusera ou seja a sua  Subida Profissional que foi decorrendo aos poucos bem de mansinho, Ascensão essa que ao que consta ia bem ao encontro da Personalidade Forte deste Educador que ajudou a amenizar algumas Guerras. Tudo porque César sempre desejou ser Imperador Romano para desse modo fazer com que os enormes Domínios Territoriais Romanos lhe pertencessem durante pelo menos quatro anos, só que o Domínio exercido pelo Divino Júlio, alcunha com que os seus Conterrâneos passaram a trata-lo após a sua Morte (13 de Julho de 100 a.C., Roma, República Romana- 15 de Março de 44 a.C (55 anos), Roma, República Romana), já tem mais de dois mil anos de existência.
      Conquistar a tão ambicionada Fama de Divindade era enfim, algo muito importante que habitava os Planos da Família do Estrategista Militar Caio Júlio César a partir do momento em que Roma passou a ser definitivamente Roma. Ou algo parecido: isto porque passados mais de dois mil anos, na realidade, a sua Família, Iulia, era proveniente de Alba Longa, uma pequena Cidade Vizinha onde vieram ao Mundo os Gêmeos Rómulo e Remo, os dois Gêmeos que foram os Inauguradores da Cidade de Roma, atual Capital de Itália. Verdade seja dita: Embora Júlio César fosse uma Pessoa que tinha a Mania das Grandezas, o fato é que o Jovem Júlio que supostamente terá nascido em meados do ano 100 a.C. (não se tendo no entanto ao certo em que dia tal Nascimento teve lugar), não teve no entanto muitas oportunidades de vir a ganhar algo com a sua Ascendência Divina durante a sua Juventude.
     Aquilo que na realidade Júlio César mais conseguiu obter foi ter de ficar de boca fechada, tudo porque o Imperador Romano veio ao Mundo numa das Fases mais problemáticas da História do Império Romano. Durante Séculos a fio, a Cidade-Estadual Italiana havia sido orientada pela estranha miscelânea de Oligarquia-Democracia a que os Romanos davam o nome de República na qual o Poder Administrativo era divulgado de uma Maneira algo invulgar entre os Representantes do Senado, que representava o Poder Executivo exercido pelos Cônsules e por outro pela constante Grandeza existente entre o Povo Romano, que costumava fazer parte de todas as Listas de Eleições e o qual por sua vez era representado pelos Juízes.
    Tendo em conta a elevada Onda de Prolongamento Territorial que durante os Séculos 3 a.C-2 a.C, a qual foi responsável por diversas Modificações naquela que é a atual Capital Italiana (Roma) na nova Senhora do Mar Mediterrâneo, este Conjunto Demográfico passou a irritar os Camponeses Livres, que viam que estavam a começar a perder Terreno não só para os importantes Donos de Terras bem como para os Escravos. Resumindo: o que resultou desta Alteração Social é que a Vida Política começou a dividir-se em dois Grupos extraoficiais.
     Grupos esses que davam pelo nome de Optimates, Partido de Origem Aristocrática que não se encontrava nem sequer um pouco receoso em amenizar todos os Problemas Sociais que afetavam a mais nova Superpotência e por outro lado os Populares, que admitiam ser necessário que tal situação viesse a acontecer tendo como intenção tentar fazer uso a seu Favor da Boa Vontade quer do Povo quer do Exército.
      Tal e qual acontecia no caso do seu Tio, o Honorável General Mário, também Júlio César era um dos Populares e os dois Generais Romanos foram vítimas de um grande Golpe Democrático quando Sila, ou seja Lúcio Cornélio Sila (138-78 a.C em Idioma Latino: Lucius Cornelius Sulia Felix), General e Ditador da República Romana derrotou o Exército de General Mário acabando assim por se transformar no Líder Supremo da República no ano 82 a.C. Resultado: Sila levou a que um inúmero Grupo de Soldados e Populares fossem expulsos do Local sendo que o então Jovem Júlio César necessitou de ser bastante esperto e ter muita sorte para se poder livrar das Perseguições que lhe eram movidas pelos seus Inimigos.
      «Essa talvez seja a melhor Explicação para o fato de César só ganhar Destaque num momento relativamente tardio da sua Vida. As Circunstâncias fizeram com que Pessoas do Partido de Mário, como ele, fossem barradas pelo Regime de Sila», confessou o Historiador e Arqueólogo Pedro Paulo Funari, Docente do Instituto de Ensino Superior Universidade Estadual de Campinas.
      Contando com o Auxílio de alguns Amigos Importantes no Governo Romano, Júlio César haveria de ser convocado para fazer parte do Cerco a Mitilene, uma Região oriunda da Grécia que se tinha aliado aquele que se tratava do maior Inimigo de Roma á Época, o Rei Mitridates do Ponto (situado na Região do atual Mar Negro. Foi ai que o Imperador travou conhecimento com o Rei Nicomedes da Britânia e deu então inicio com o Nobre de Origem Helênica a um Caso que na altura muitas Pessoas chegaram a pensar que fosse Amoroso. Sendo ou não verdade, o caso desse Relacionamento se tratar de um Caso Amoroso de Origem Homossexual, o que é verdade é que este Período por si vívido na Região da Ásia Menor tratou-se de uma Experiência que trouxe vários Proveitos para César.
    Isto porque tal como acontecia com a grande parte dos Jovens que ansiavam enveredar pela Política no seu Tempo, também o Jovem Imperador era interessado quer por Retórica (que se trata da Arte ou Técnica de Bem Falar, do Substantivo Rhetor, «Orador», a qual se trata da Arte de fazer Uso de um Idioma que facilite a Comunicação entre Diversas Pessoas de Forma Eficiente e Emocional) bem como da Oratória, que por seu lado é a forma de falarmos em Público de uma Forma Estudada e Decidida tendo por isso tomado a Decisão de partir para a Ilha Grega de Rhodes para dessa maneira efetuar o Estudo dos dois Cursos com os Melhores Mestres Helénicos. É provável que a sua enorme Fama de Ilustre Escritor de Livros (como é o caso dos Clássicos Da Guerra da Gália bem como Da Guerra Cívil) se tenha ficado a dever ás Lições que aprendeu na altura. 

     



Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...