terça-feira, 3 de setembro de 2019

O que dá origem á Anorexia? A Depressão ou o Exercicio Físico levado ao Limite?



                                                         Do Desejo de ser mais Magra á Loucura por um Corpo
                                                         mais Esbelto!

     Segundo pode ser lido no Texto que se encontra presente na Rúbrica
Lifestyle Ao Minuto, Tema este que é da autoria da Jornalista Mariana Botelho do Site AoMinuto, a Anorexia trata-se de uma Doença do Foro Nervoso que costuma ter o seu Desenvolvimento de Forma Silenciosa. Em muitos dos Casos, esta Doença costuma ter o seu Período alto em pleno Verão, altura em que devido ao fato de ser uma época que «exige um Corpo Cuidado» os Comportamentos Alimentares acabam por se alterar, levando a que a Vida de quem sofre desta Doença Alimentar acabe por ser posta em risco.
   

    Se por um lado é verdade que esta Doença pode causar um elevado número de Vitimas independentemente da sua Idade ou Sexo caso não seja tratada a tempo, a Anorexia Nervosa trata-se de uma Doença do Foro Alimentar/Psicológico que normalmente costuma estar mais ligada ás Jovens Adolescentes pertencentes ao Sexo Feminino. Se tivermos em atenção tudo o que vem sendo transmitido nos mais diversos Meios de Comunicação Social, chega-se á conclusão de que pelo menos 1% da População Mundial é Vitima desta Doença, sendo que é portanto deveras importante falar acerca desta Doença, quanto mais não seja devido a todos os Mitos que ainda giram á volta deste Transtorno Alimentar.
    A Psicóloga Elisabete Albuquerque que faz parte da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra, dá inicio á Entrevista começando por dar a entender que «a Anorexia Nervosa não se resume a Dietas Rígidas» até porque o Quadro Clinico ligado a este Tipo de Distúrbio Alimentar é tido como sendo «completamente complexo».  
     No que toca ás principais Características desta Doença elas são:
    1: Uma elevada Preocupação com o Peso Corporal, a qual é «acompanhada de uma Distorção na forma como o Individuo se posiciona», conforme é dado a conhecer pela Psiquiatra, a qual dá a entender que as principais causas do Distúrbio são a «A Diminuição da Ingestão de Alimentos, nem sempre associada a uma verdadeira Diminuição do Apetite». Tirando o que foi dito atrás, «surgem muitas vezes outras estratégias que potenciam a Perda, como a Prática de Exercício Físico Intenso, a Indução de Vómitos ou o Uso de Laxantes e Diuréticos».
     2.
Já no que se refere ao Sistema Nervoso foram dadas a conhecer que as principais Características são: «O Humor Depressivo, a Ansiedade Aumentada, As Alterações do Padrão Habitual do Sono, o Isolamento Social, Os Sentimentos de Tristeza, Culpa e Desvalorização Pessoal», modificações estas sobre as quais deve ter toda a atenção, para que assim seja iniciado o Tratamento caso seja realmente provado que a Pessoa em questão é Anorética- Busca esta que normalmente costuma ter lugar quando a Doença já está bastante avançada.
    Para lá deste fato, a Aceitação por parte da Anorética/o de que possui um Problema de Saúde, é também considerado como um grave Impedimento á resolução deste. É assim devido a este fato que «o Tratamento pode ser longo e difícil» como o dá a entender Elisabete Albuquerque, que explica que nos Casos mais profundos os Doentes têm de ser mesmo Internados sendo que por outro lado no que se refere ao Médico Psiquiatra este chama a atenção para o caso de que «pode ser necessária a Intervenção de outros Técnicos de Saúde como Psicólogos, Nutricionistas ou Médicos de outras Especialidades.»    A Psiquiatra chama a atenção para o fato de que tanto o Médio como a Longo Prazo, «as Consequências para a Saúde Física podem ser muito graves, colocando mesmo em risco a Vida do Individuo» que poderá vir a sofrer de Anemia devido ao Défice de Nutrientes, Alterações ou Análises de Rotina ou Amenorreia». Este Tipo de Desnutrição Profunda pode desta forma vir a fazer com que as Funções Corporais possam ficar.
    Posto isto, falta apenas que os Profissionais consigam chamar a atenção para os casos em que a Anorexia Nervosa acaba por ser aceite pelos Doentes em causa, isto embora possa dar-se o caso de não ser realmente Anoréxica mas sim portadora de «outras Doenças que cursam com Perda de Apetite e Diminuição de Peso». Já quanto ao Acompanhamento Especializado esse é um Fator deveras importante no Combate á Doença. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conceição Queiróz revela que em Adolescente viveu uma Situação bastante difícil.

                                                      A Tristeza de sermos postos de lado                                                   ...