Diana Frances Spencer, a Aristocrata que jamais abandonou
os mais Pobres e Necessitados.
Como hoje (Domingo, 18 de Agosto de 2019) era altura de dedicar o meu Blog «This My Wonderful World 1979» pertencente ao Site Norte-Americano Blogger á Temática Curiosidades, dado que já só faltam duas Semanas até á Celebração dos 22 anos da Morte Trágica e Inesperada que teve lugar na Madrugada de 31 de 1997 quando a Aristocrata da Linhagem Spencer seguia junto com aquele que foi o seu último Namorado, o Empresário Egípcio Dodi Al-Fayed, Herdeiro da Cadeia de Restaurantes, Hóteis e Lojas Harrods, o seu Motorista Particular, o Francês Henri Paul bem como com o seu Guarda-Costas e único Sobrevivente do Acidente Rodoviário que teve lugar no Túnel do Viaduto Gaulês Ponte De L,Alma, a qual efetua a Travessia do Rio Sena, Paris e que assim é reconhecida como sendo um dos Símbolos Máximos da Batalha de Alma que teve lugar durante o Conflito Guerra da Crimeia (16 de Outubro de 1853-30 de Março de 1856 que opôs os Impérios Francês e Otomano bem como o Reino Unido e o Reino da Sardenha bem como França- constituindo assim desta forma a Aliança Anglo-Franco-Sarda- ao Império Otomano (atual Turquia) sendo que a sua finalização apenas se deu entre os anos 1970-1974.
Após uma descrição acerca do Local onde a Princesa do Povo perdeu a Vida de uma forma tão radical, irei agora tentar dar a minha Opinião Pessoal sobre alguns Fatos a si ligados de modo a homenagear uma Pessoa que eu admirava quando era Viva e que sempre admirei devido á sua Luta contra as constantes Injustiças Sociais que ia vendo acontecer ao seu redor.
Como foi a Infância/Juventude da Princesa do Povo?
Tendo o seu Nascimento ocorrido no dia 1 de Julho de 1961 (Sábado) na Aldeia-Freguesia Sandringham que está situada no Condado Inglês de Norfolk, Inglaterra, a Jovem Diana Frances Spencer (Sandringham, 1 de Julho de 1961- Paris, 31 de Agosto de 1997), pertencia a uma Família de origem Aristocrática, sendo Filha de John Spencer, 8.o Conde de Spencer (Nascimento: 24 de Janeiro de 1924, Londres, Reino Unido- Falecimento: 29 de Março de 1992, The Wellington Hospital South Building, Londres, Reino Unido) e de Frances Ruth Shand Kidd, Nobre Britânica (20 de Janeiro de 1936, Norfolk, Inglaterra- Morte: 3 de Junho de 2004 (68 anos), encontrando-se atualmente enterrada no Cemitério de Oban, Argyll, Escócia).
A Separação do então Jovem Casal Aristocrata teve lugar quando Diana tinha somente 8 anos de idade sendo que após uma dura Batalha Judicial ficaria decidido que a então futura Princesa de Gales, Titulo Nobiliárquico que lhe haveria de ser dado após o seu Matrimónio com o Príncipe Herdeiro de Inglaterra, Carlos Filipe Artur Jorge Windsor (Londres, 14 de Novembro de 1948), Príncipe de Gales após ter sido agraciado com tal Titulo Nobiliárquico no dia 1 de Julho de 1969 (Terça-Feira) bem como o seu Irmão mais novo, Charles Spencer, ficariam a morar com o Pai.
Depois de ter estado algum tempo a estudar na Suíça, a Princesa tomou a decisão de voltar a casa no ano de 1978, tendo-se transferido para a Capital Inglesa, Londres, depois do seu retorno. Como todos nós sabemos, embora Diana Spencer fizesse parte de uma Família Nobre, nem assim quis rodear-se de todos os Luxos a que poderia ter direito por ser oriunda da Dinastia Spencer tendo isso optado por ter uma Vida simples em Londres, chegando inclusive a trabalhar como Professora num Jardim de Infância de seu nome You England School, Pimlico, Distrito de Londres) e recebendo Aulas de Culinária.
Tomando em especial atenção o Vinculo que ligava a sua Família á Casa Real, não é de estranhar que tenha sido por esse motivo que a Jovem começou a receber cada vez mais Convites para ir a Festas e Eventos Sociais patrocinados exatamente pela Rainha Isabel II. Foi assim desta forma que a Princesa Diana e o Príncipe Carlos travaram conhecimento.
O Matrimónio com o Príncipe Carlos.
Foi no dia 24 de Fevereiro de 1981 que se realizou o Noivado entre os dois Jovens Ingleses, o qual foi reconhecido pelo Jovem Casal a Nível Oficial. Já no que se refere ao tão esperado Matrimónio entre o então Príncipe de Gales e atual Duque da Cornualha, Carlos, e a Princesa Consorte, Diana Frances Spencer, que foi considerado o maior Casamento Real do Século XX, este foi visto e acompanhado por parte de mais de um Bilhão de Pessoas espalhadas um pouco por todo o Mundo.
Desde então, Diana começou a ser tratada quer pelos Elementos da Corte da Rainha Isabel II quer pelo Povo Inglês e em geral o Povo de todo o Mundo não só como Sua Alteza Real como também por Princesa de Gales, Titulo Nobiliárquico que herdou após se ter casado com o Príncipe Carlos.
A verdade é que se no inicio tudo parecia ser tirado de um Conto de Fadas, na realidade, tudo era bem diferente e tanto assim era que a certa altura da sua Vida como Casal, a Jovem começou aos poucos a apresentar sinais de que estava doente pois muitas eram as Pessoas que notavam que a Jovem estava a emagrecer como se costuma dizer a «olhos vistos». Tudo isto se passou porque na realidade o Príncipe tinha de estar a maior parte do Tempo fora da Residência Real, fator esse que levava a que Diana começasse a sentir-se bastante sozinha e a refugiar-se na Comida e nas constantes Idas á Casa de Banho como forma de aliviar o sofrimento que sentia por ver que aquele que pensava ser o seu Conto de Fadas se estava a desmoronar. Para além disso, também devido ás constantes ausências do Príncipe, Diana começava a duvidar que o Príncipe Carlos e a sua Ex-Namorada, Camilla Parker Bowles, a atual Esposa do Príncipe, de quem este á época era muito amigo, haviam retomado o Namoro.
Nem sequer o fato do Casal ter sido entretanto Pai de dois Rapazes: O Duque de Cambridge William Arthur Phillips Louis (Londres, 21 de Junho de 1982) bem como o Duque de Sussex, Henry Charles Albert David (15 de Setembro de 1984 (34 anos), fez com que o Casamento dos Príncipes de Gales se salvasse. Resultado: Após terem estado casados durante 11 anos, o Casal Real acabaria por chegar á conclusão de que já não havia volta a dar. Assim feito, os Conjugues Reais haveriam de se decidir pela Separação 11 anos após o Casamento vindo a assinar o Divórcio passados 4 anos depois ou seja em meados de 1996.
Diana e a sua Luta pela Defesa das Causas Humanitárias
Para lá do fato de que em certa altura da sua Vida, a nossa Saudosa Princesa do Povo, Lady Diana Spencer, ter sido Membro da Família Real Britânica, Diana ficou ainda mais reconhecida devido ao seu precioso desempenho em Causas Humanitárias, fato este que levou a que essa causa ficasse ainda mais conhecida. No desempenho das suas Funções Sociais, para além de participar em diversas Campanhas de Consciencialização apoiando quer Instituições Sociais quer Fundações de Caridade, Lady Diana Spencer participava ainda em inúmeros Bailes como foi o caso do que se passou aquando de uma Receção Oficial organizada pelo Presidente dos Estados Unidos da América em 1986, Ronald Reagan.
No que diz respeito á sua Luta contra a Pobreza, de entre todas as Causas em que se empenhou encontra-se o seu Projeto de Combate á AIDS, verificando-se que o seu envolvimento nessa Causa foi deveras importante para que houvesse um decréscimo em relação á Doença.
Há cerca de 32 anos atrás, altura em que ainda não existia muita informação acerca desta Doença, num Hospital Londrino, Diana não se fez de rogada e decidiu apertar a Mão de um Doente Seropositivo sem recurso ao Uso de Luvas. Com esta atitude, a Príncesa pretendeu ajudar a fazer com que o olhar das Pessoas mudasse em relação á AIDS, começando desse a perceberem de uma forma mais adequada tão preocupante Doença.
Por último, também não deixou de se mostrar preocupada com a Luta contra as Minas Terrestres. Esta Espécie de Explosivo que é usado de forma preocupante nos mais diversos Conflitos Bélicos, é o grande Responsável pela existência de um importantíssimo número de Mortes, mesmo depois do fim dos diversos Conflitos Armados. Deste modo, Diana haveria de ganhar presença ativa na Iniciativa Social Campanha Internacional Para Eliminação de Minas sendo que como resultado final haveria de ser assinado o Acordo Tratado de Ottawa, o qual levava a que tanto a Produção como o Uso de Armas Químicas por parte dos Países que assinaram o Acordo fosse proibida.
O Adeus Emocionado á Princesa do Povo.
Devido ao fato de durante grande parte da sua Vida, a Jovem Princesa sempre ter feito questão de apoiar de forma bastante ativa inúmeras Causas Humanitárias que em conjunto com o seu Carisma, levaram a que Diana se tivesse tornado numa das Personalidades mais admiradas a Nível Mundial, sendo que por outro lado também levou a que em parte o seu Nome e Vida Social a certa altura ficassem malvistos devido ao seu Relacionamento com o Milionário Egipcio Dodi Al-Fayed. Isto haveria de acontecer porque a partir de então, a Princesa deixou de ter qualquer Tipo de Privacidade, pois era seguida por um sem-número de Fotógrafos e Repórteres ávidos de saber alguma coisa acerca do seu Relacionamento com Dodi e não se coibiam de a seguir fosse ela para onde fosse.
Posto isto, não é de estranhar que a Noite do Dia 31 de Agosto de 1997, tivesse ficado na nossa memória, pelos piores motivos, pois nessa altura tanto Diana, Descendente da Casa Spencer como o seu Namorado, o Empresário Egípcio da Área da Restauração e o seu Motorista, o Francês Henri Paul, haveriam de falecer sendo que por outro o seu Guarda-Costas Pessoal, Trevor Rees-Jones, foi o único que embora na altura tivesse ficado em coma durante algum tempo devido ao estrondoso acidente que lhe chegou a provocar falta de memória foi dos quatro Passageiros que seguiam na Viatura acidentada a ter conseguido sobreviver.
A sua última despedida, ou seja, o seu Funeral, que teria lugar no dia 6 de Setembro de 1997 (Sábado), terá sido visto por algo como cerca de mais de 2 Bilhões de Pessoas á volta do Mundo, transformando assim esta Efeméride num dos acontecimentos mais vistos no que diz respeito á História dos Meios Audiovisuais, dando a conhecer desta forma a verdadeira extensão da Popularidade existente em prol desta Jovem que ficou para a História como sendo uma das Personagens mais importantes no que diz respeito á Luta contra as Minas Terrestres.
Sem comentários:
Enviar um comentário